Sofia Nereida Pinto

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sofia Nereida

Cravo

Sofia Nereida Pinto tem o grau de licenciatura em Música Antiga – Cravo, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE), Porto, e frequenta o mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

Leciona no Conservatório de Música do Porto,tendo também já lecionado na ESMAE, na Escola Profissional de Viana do Castelo, na Academia de Música de Viana do Castelo,na Academia de Música da Póvoa de Varzime na Academia de Música Guilhermina Suggia/Fundação dos Amigos das Crianças no Porto.

A convite do Serviço Educativo da Casa da Música, no Porto, concebeu e dirigiu os espetáculos “O Que é a Música Antiga?”, “Viva, Vivaldi” e “O Príncipe Des’Orientado” (este último em colaboração com Joana Pereira). Desde 2014, integra o colectivo Factor E!, constituído por músicos e formadores do referido Serviço Educativo.

Em 2009/2010 fez o V Cursode Formação de Animadores Musicais na Casa da Música, com Tim Steiner, Sam Mason, Paul Griffiths eOren Marshall, entre outros.

Em 2010 fundou o grupo de fusão de Música Antiga e Tradicional Ela uma Vez e em 2005 fundou, juntamentecom Tiago Simas Freire e Hugo Sanches, o agrupamento Officina da Música com quem se apresentou em Portugal (Festival da Primavera de Viseu, Festival de Música Antiga de Loulé, etc) e na Holanda (Fringe Festival de Música Antiga de Utrecht).

Em 2009, apresentou-se no Teatro Helena Sá e Costa. Em 2008, tocou a solo com os cravistas Ana Mafalda Castro e Lawrence Cummings e a Orquestra Barroca Casa da Música. Em 2007, apresentou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e nos Concertos Promenade do Coliseu do Porto. Tocou nas FollesJournées 2006 no CCB com a Orquestra de Música Antiga da ESMAE e nas actividades da inauguração da Casa da Música em 2005. Em 2004, apresentou-se com o oboísta Isaac Duarte e com o fagotista MatthiasRázc, solistas da Orquestra de Zurique.

Desde 2000 até ao presente ano, frequentou classes de aperfeiçoamento com Gustav Leonhardt, KetilHaugsand, SiebeHenstra, MiklosSpanyié e Lawrence Cummings. Em 2003, fez um período de estudos em Amesterdão onde foi aluna do cravista Richard Egarr. Foi também aluna de Viola da Gamba do professor Miguel Ivo Cruz.

Paralelamente à actividade musical, faz parte, desde 2014, da ONGD ZoomTalentos, cuja missão é levar o desenvolvimento pessoal a todas as escolas portuguesas. É licenciada em História Moderna e Contemporânea, na variante Gestão e Animação de Bens Culturais, pelo ISCTE, Lisboa (1999-2003), tendo estudado em Portugal e na Holanda (ao abrigo do Programa Erasmus).

Partilhe
Share on Facebook
Facebook