Sofia Diniz

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sofia Diniz

Violoncelo . Viola da gamba

Sofia Diniz nasceu em Lisboa em 1977. Tendo tido desde cedo uma formação na área da dança e da música nas escolas do Conservatório Nacional de Lisboa, optou pelo curso de violoncelo e em 1998 concluiu o Bacharelato na Escola Superior de Música de Lisboa.

Foi nos cursos da Academia de Música Antiga de Lisboa que surgiu o seu interesse pela interpretação histórica em instrumentos originais e a motivação para especializar-se nesta área.

Estudou violoncelo barroco e viola da gamba com Rainer Zipperling na Hochschule für Musik de Colónia e viola da gamba com Wieland Kuijken e Philippe Pierlot nos Conservatórios Reais da Haia e de Bruxelas. Foi bolseira do Centro Nacional de Cultura e do programa Nuffic-Huygens do estado holandês.

Sofia Diniz toca violoncelo barroco e viola da gamba com vários grupos de câmara e orquestras nos mais variados festivais em Portugal e no resto da Europa, como o Festival de Música de Mafra, o Bach Festival en Vallée Mosane, ou Holland Festival Oude Musik Utrecht. Em Portugal destaca a participação com os agrupamentos Concerto Campestre, Capela Real e Ludovice Ensemble, e na Bélgica, França, Holanda e Alemanha, com o Ricercar Consort sob direcção de Philippe Pierlot – com quem gravou já diversos CD’s – e Colegium Vocale Gent, sob direcção de Philippe Herreweghe.

20 Abril 2008

Partilhe
Share on Facebook
Facebook