Sidónio Pereira, guitarra portuguesa

Sidónio Pereira

Guitarra portuguesa

Sidónio Pereira nasceu no Alentejo (Ademas, Santiago do Cacém) e morreu em 2014, com 57 anos.

Aos 16 anos teve o seu primeiro contacto com a guitarra.

Autodidata, tem como referência Mestre António Chaínho, seu conterrâneo. Começou a carreira musical participando e formando diversos grupos de musica rock nos anos 60/70, voltando às suas origens (guitarra portuguesa) nos anos /80, fundando uma companhia de teatro musical (revista à portuguesa) em parceria com a actriz Ivone Silva e mais tarde com Camilo Oliveira onde, além de produzir, compõe e toca em diversas peças.

Participou em diversos espectáculos pelo país e estrangeiro, acompanhando vários artistas famosos, entre os quais, Fernando Maurício, Deolinda Rodrigues, António Mourão, Nuno da Câmara Pereira, entre outros.

Participou em gravação de discos e programas de televisão. Gravou o seu primeiro disco a solo em 1994, com o título “Guitarra Portuguesa – Música do país de Fernando Pessoa”, para a editora belga CaracolMusic, sua editora de sempre, tendo como produtor Timothy Hagelstein, tendo sido apresentado oficialmente o seu disco em Cannes no Midem com excelente crítica da imprensa e do público.

Em 1998 editou “Atlanticidades” para a Expo98. Participou e criou com músicos espanhóis, Família Vargas, o projecto “Flamenfado”, primeira experiência séria de fusão entre o Fado e Flamenco, da qual resulta o disco “El Roce de las almas” apresentado ao vivo, com grande êxito em inúmeros concertos em Portugal e Espanha, bem como nas televisões dos dois países.

Em 2006 foi editado o CD “Best-off”, e em Janeiro/2010, foi editado o disco “Fados à la carte”, apresentado oficialmente no MIDEM/2010 (Cannes).

Actualmente divide-se em espectáculos, gravações e produção de discos. É músico residente numa das mais famosas casas de fado de Lisboa, dá aulas de guitarra portuguesa em várias academias de música.

O seu estilo de tocar guitarra portuguesa é reconhecido como muito fadista, tradicional e moderno, puro e muito emotivo. O seu nome e a sua musica foram incluídos no CD Fado – edição comemorativa, Fado Património da Humanidade – RTP/Ovação(2011) e encontra-se representado em várias colectâneas de fado no país e no estrangeiro.

Em Janeiro/2012, editou novo disco de originais, com o título,”Narração Exacta – Sidónio Pereira”, apresentado oficialmente no MIDEM/2012. Recentemente foi distinguido pela Balcony TV Global/Nova York, como melhor vídeo show, com o tema “Fadinho de Alcácer”. Lidera actualmente o projecto “Residências Fadistas no Povo Lisboa.

[ Músicos de Santiago do Cacém ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook