Sérgio Pereira trompetista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sérgio Pereira

Trompete

Natural de Castelo de Paiva, Sérgio Filipe Rocha Pereira iniciou os estudos musicais aos sete anos na escola da Banda de Música dos Mineiros do Pejão, tendo ingressado mais tarde na Academia de Música de Castelo de Paiva na classe do professor Manuel Nunes.

Ao longo da sua carreira, tem trabalhado com vários trompetistas de renome tais como António Quítalo, John Aigi Hurn, Stephen Mason, Jorge Almeida, Spanish Brass-luur metalls, Vasco Faria, Pierre Dutot, Bruno Nouvion, Cameron Todd, Sérgio Pacheco, Juha Untala, Giuliano Sommerhalder, Jeroen Berwarts, Fred Sautter, James Thompson, Marco Pierobon, Kristian Steenstrup, Hakan Hardenberger, Reinhold Friedrich, Konradin Groth, Ales Klancar, Marco Tampieri, Gabor Tarkovi, John Wallace, Adan Delgado, John Miller, Fábio Brum, entre outros.

Foi premiado no II Concurso de Trompete organizado pela Academia de Música de Castelo de Paiva na categoria B com o 2º prémio; no III Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette” com o 1º prémio, nível júnior; no Concurso Internacional de Trompete “2010 ITG Solo Competition” realizado em Sydney-Austrália com o 2º prémio; no IV Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim com o 2º prémio em 2013; no IX Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette” com o 2º prémio, nível sénior e no VI Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim com o 2º prémio em 2015.

Participou no 1º e 2º estágios de orquestra de sopros Piaget em 2005 e 2006 respetivamente. Foi membro da Harmos Festival Orchestra em 2010. Realizou vários concertos com a Orquestra Sinfónica e a Orquestra de Sopros da ESMAE, Orquestra da Universidade do Minho e colabora regularmente com a Banda e Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Banda Sinfónica Portuguesa e Banda Sinfónica da Fundação ALORD.

Colaborou com as Orquestras Fundação Orquestra Estúdio “Capital Europeia da Cultura-2012”, Orquestra Didáctica da Foco Musical, Orquestra do Algarve e Atlantic Coast Orchestra. Integrou o Summer Academy do Remix Ensemble – Casa da Música em 2015.

Teve a oportunidade de trabalhar com os maestros António Saiote, Dirk Vermeulen, Osvaldo Ferreira, Sérgio Carolino, Vytautas Lukocius, Alberto Roque, Délio Gonçalves, Rui Massena, Harry Lith, Jorge Salgueiro, Francisco Ferreira, Wolfgang Kurz, Paulo Martins, José Pascual Vilaplana, Sérgio Carolino, Colin Metters, Cristoph König, José Eduardo Gomes, Paul Terracini, Francesco Belli, Peter Rundel, Pedro Neves, entre outros.

Completou o 8º grau na Academia de Música de Castelo de Paiva em 2009 com a nota final de instrumento de 19 valores, na classe do professor Manuel Nunes. Em 2012 foi aceite no programa ERASMUS na Universitat der Kunste, em Berlim.

Concluiu a Licenciatura em Trompete na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) na classe dos professores Kevin Wauldron, Sérgio Pacheco e Luís Granjo em 2013 com a nota final de Instrumento de 18 valores. Em 2017 concluiu o mestrado em ensino de música na Universidade do Minho.

Lecionou masterclasses/cursos de aperfeiçoamento em Sabrosa, Castelo de Paiva e Santa Maria da Feira.

Atualmente, leciona as disciplinas de Trompete e Música de Câmara no Conservatório de Música de Paredes e na Academia de Música Costa Cabral.

É ainda membro fundador do Concentus Trumpet Ensemble e do Invictus Brass Quintet.

[ Bio facultada por Sérgio Pereira e inserida a 23 de março de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook