guitarrista Sérgio Fernandes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sérgio Fernandes

Guitarra

Sérgio Fernandes nasceu em Santos – Brasil – e é também naturalizado português. Teve a sua formação musical no Teatro Municipal de Santos com Nivio Mota pela SECULT. Prosseguindo-os com Everton Gloeden, Henrique Pinto e Paulo Martelli, recebendo também influência dos melhores intérpretes da atualidade. Em Portugal estudou no Conservatório Orfeão de Leiria com a professora Ilda Coelho e em Espanha no Conservatório Superior de Vigo com José Luiz Fernandez.

É Mestre em Música pelo Instituto Piaget em Almada (Lisboa).

Em 2001 teve contacto e classes de aperfeiçoamento com a professora argentina discípula de Andrés Segóvia, Monina Távora. A autocrítica foi o princípio básico da sua carreira, foi o que sempre o impulsionou a realizar uma busca incansável pelo aperfeiçoamento técnico/musical, tendo como meta o domínio completo e natural do instrumento.

Desenvolve trabalhos de pesquisas na área de Performance e Musicologia tendo artigos e transcrições publicadas. Realiza conferências sobre diversos temas e nos anos de 2008-2010 deu suporte e consultoria pela Internet para a Revista Violão do Brasil, com uma surpreendente repercussão. Em 2014 gravou um álbum de músicas espanholas e brasileiras que foi lançado em Portugal e atualmente realizou a gravação do seu segundo álbum que terá como repertório músicas barrocas e clássicas.

É o autor do método “O Fundamento da técnica dos violonistas David Russell e Manoel Barrueco e sua origem”.

Tem-se apresentado regularmente como solista e também em música de câmara em diversas formações instrumentais na Europa e na América do Sul.

Desde 2017 até o momento presente leciona para o Estado Português, no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo nos Açores.

É editor da página do Facebook Violão & Violão, onde divulga projetos de mestrados, doutorados, artigos e tudo os acontecimentos do mundo da guitarra clássico.

[ Bio facultada por Sérgio Fernandes e publicada na Meloteca a 22 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook