Bio+
Saúl Picado
Piano
Como pianista, Saul Picado apresenta-se regularmente como solista e em música de câmara. Com o Dryads Duo (formado em 2010 com a violinista Carla Santos), gravou dois CDs (GDA e KNS) e, em 2018, participou na gravação de um CD para a NAXOS com música de câmara de Pedro Faria Gomes. Em 2019, lançou um CD para piano a quatro mãos, com a pianista Diana Vieira, com obras infantis de Sérgio Azevedo.
Iniciou os estudos de piano em 1998 com João Paulo Cunha no Conservatório de Castelo Branco. Licenciou-se em Acompanhamento e Música de Câmara (2010), na classe de piano de Alexei Eremine, na Academia Nacional Superior de Orquestra, e finalizou o Mestrado em Performance na Guildhall School of Music & Drama (2012), nas classes de piano dos professores Peter Bithell e Martin Roscoe. Foi bolseiro (Fellowship em Acompanhamento) no Royal College of Music (2014/15). Sob a orientação de Jorge Correia, concluiu o Doutoramento em Performance (2022) na Universidade de Aveiro onde estudou piano com Pedro Burmester.
Recebeu o 2.º Prémio em Piano Solo e o 1.º Prémio em Música de Câmara (com o Duo Dryads) no Prémio Jovens Músicos 2011.
O Duo tem-se apresentado em salas de referência em Portugal (Gulbenkian, São Carlos, Casa da Música, CCB) e no Reino Unido, França e Áustria. Em 2019, trabalhou em parceria com cinco compositores portugueses, através do projeto criado pelo Dryads Duo intitulado “Música em Diálogo”.
Como solista, destaque para os recitais inaugurais dos ciclos «Explicação da Ausência» (Castelo Branco) e «Ciclo de Piano EDP 2013» (Casa da Música), além de colaborações com a Orquestra Juvenil de Castelo Branco.
Saul Picado ensina piano na Windsor Piano School, Wellington College e The Abbey School, no Reino Unido, com o objetivo de inspirar e cultivar o amor pela música.
10 de setembro de 2025


