Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sara Veloso

Violino

Sara Veloso nasceu em Vila Nova de Famalicão a 13 de Julho de 1983. Iniciou os estudos musicais aos 7 anos na Electromúsica, com o professor Duarte Faria. Em 1995, ingressou na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave, na classe de violino de José Manuel Costa Santos. Em 1997 integrou a Orquestra ARTAVE, com a qual teve a oportunidade de trabalhar com os maestros: António Soares, Belarmino Soares, Marc Schuster, Fernando Lapa, Manuel Ivo Cruz, Roberto Tibiriçá, Christophe Millet e Ernest Schelle.

Em 1999 participou no estágio da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, em Castelo Branco, sob a direção do maestro Leonardo de Barros. Neste mesmo estágio, teve como professores de Música de Câmara, Alexandre Samardjev e Leonardo de Barros.

Em 1999, 2000 e 2001, participou no Estágio Nacional das Orquestras Profissionais de Música (Aproarte), sob a direção do maestro Ernest Schelle. Nesta orquestra, para além de ter tido a oportunidade de acompanhar os solistas Miguel Borges Coelho (piano) e Jean Jacques Kantorow (violino), foi nos dois últimos anos, chefe de naipe dos 2.ºs violinos da formação A. No último ano, também com esta orquestra, apresentaram-se no Festival de Música da Póvoa de Varzim e no Festival “Young Euro Classic”, cujo concerto se realizou no Konzerthaus em Berlim.

Em Setembro de 2001, participou na Orquestra Internacional Juvenil com a qual interpretou o Requiem de Britten, no Europarque, sob a direcção de Omri Hadari.

Em Outubro desse mesmo ano, foi admitida na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), na classe de violino do professor Radu Ungureanu.

Nesta Escola, integrou a Orquestra Sinfonieta, tendo a oportunidade de trabalhar com os maestros: Marc Tardue, António Saiote, Omri Hadari, Yuri Nasuskin e Daniel Schweizer. Tanto nesta orquestra como em música de câmara, efectuou concertos nas principais cidades da Holanda (Roterdão e Amesterdão). Também no âmbito escolar, pertenceu à Orquestra de Música Antiga da ESMAE, dirigida pela professora Ana Mafalda Castro, participando em diversos concertos, nomeadamente o da inauguração da Casa da Música do Porto, em Abril de 2005.

Frequentou classes de alto aperfeiçoamento de violino e música de câmara sob a orientação dos professores: Gerardo Ribeiro, Alexei Michline, Joyce Tan e Ryszard Wóycicki. Em 2005, concluiu a Licenciatura em Violino pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.

Em Julho desse mesmo ano venceu, com quarteto de cordas, o 1.º Prémio em Música de Câmara de Nível Superior do Prémio Jovens Músicos da RDP. Com o mesmo quarteto, atualmente Quarteto Freitas – Branco, frequentou durante o ano de 2005/2006, a masterclass de Música de Câmara com o Quarteto Borodin, na Casa da Música. Em 2006, participaram no Festival de Música da Póvoa de Varzim e em Maio de 2007 realizaram um concerto na Casa da Música.

Nestes últimos anos, tem colaborado em diversas orquestras, tais como Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra de Câmara do Minho, Remix Orquestra e Orquestra Nacional do Porto, sob a direção dos respetivos maestros: Osvaldo Ferreira, Simone Meneses, Thierry Fischer, Laurence Cummings, William Lacey, Marc Tardue, Martin André, Yves Abel, Cesário Costa, Miguel Graça Moura, Michel Bisceglia, Kurt Kopecky, Josep Caballé – Domenech, Mark Stephenson, Stefan Asbury, Peter Rundel, Michael Zilm, entre outros. De Setembro de 2005 a Agosto de 2006, foi membro da Orquestra do Norte na qual teve a oportunidade de trabalhar com os maestros: José Ferreira Lobo, Félix Carrasco, Álvaro Cassuto, Cesário Costa, Giuseppe Lanzeta, Krzysztof Penderecki, Hermann Breuer, entre outros.

Actualmente, lecciona violino na Academia de Música de Costa Cabral – Porto, e frequenta o 2.º ano do Mestrado em Música para o Ensino Vocacional na Universidade de Aveiro.

Partilhe
Share on facebook
Facebook