Sara Mendes, pianista natural de Gaia e residente na Suíça

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sara Mendes

Piano

Sara Mendes nasceu em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, em 1983. Tendo demonstrado sensibilidade para a música, iniciou os estudos musicais aos cinco anos de idade, com os professores Norma Silvestre e Felipe Nabuco Silvestre.

Participou, desde cedo, em recitais anuais de Natal e Verão, na Casa-Museu Teixeira Lopes e no Solar dos Condes de Resende.

Nos anos de 1998 e 1999, frequentou a Semana Internacional de Piano, em Óbidos, onde teve aulas com os professores e pianistas Pierre Reach, Mikhail Petukov e Lazlo Simon. Participou, em 1999 e 2000, nos cursos de cravo e música de câmara, integrados na Semana Internacional de Música Barroca, orientados por Ilton Wjuniski e Felipe Silvestre.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com pianistas conceituados, como Constantin Sandu, Constantin Njtu, Luís de Moura Castro, Adriano Jordão, Artur Pizarro e Helena Sá e Costa.

Em 2001, foi admitida como aluna do prestigiado Conservatório Nacional de São Petersburgo, no qual se licenciou em 2007.

Na Rússia, teve a oportunidade de estudar com professores e pianistas conceituados como: Igor Lebedev, Nina Sereguina, Irina Sharapova e Inga Dzekzer.

Entre 2007 a 2010, estudou com o aclamado pianista Konstantin Scherbakov, na Escola Superior de Artes de Zurique (ZHdK).

Sara Mendes tem atuado internacionalmente em diferentes salas de concertos, quer a solo quer no âmbito da música de câmara. Exerceu, como pianista, ou professora, em diferentes países, tendo, no seu percurso profissional, passado por diversas cidades, tais como Sydney, Lisboa, Zurique, entre outras.

Em 2010, recebeu o prémio da Fundação Werner und Berti Alter-Stiftung, destinado aos diplomas de Mestrado em Pedagogia Musical terminados com distinção.

O seu interesse pela promoção da música do ponto de vista sócio-cultural, levou-a a criar, em 2011 o “Miranda Ensemble” – primeiro festival de música erudita em Miranda do Douro.

Atualmente trabalha e reside, com o marido e os dois filhos, em Lucerna, na Suíça.

[ Bio facultada por Sara Mendes e publicada na Meloteca a 03 de outubro de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook