Sara Carneiro soprano

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sara Carneiro

Soprano

Natural de Lisboa, Sara Carneiro iniciou os estudos musicais na Academia dos Amadores de Música e depois, no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde estudou piano com Manuel Fernandes e Educação Vocal com Leonor Pereira. Em 2001 ingressou no curso de Música – Canto, na Escola das Artes da Universidade Católica, onde estudou com António Salgado e Sofia Serra.

É licenciada em Música – Canto, pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, e mestre pela mesma Universidade, sob a orientação de  Yolanda Espiña. Trabalha regularmente com os professores Susan McCulloch e Pedro Telles.

No âmbito da ópera foi 2ª Dama em “Dido and Aeneas” de H. Purcell, Mme. Siberklang em “Der Schauspieldirektor” de Mozart, Lucy em “The Telephone” de Menotti, Lauretta, na ópera “Gianni Schicci” de Pucinni e mais recentemente foi Fiordiligi na ópera de Mozart “Cosi fan Tutte”.

Foi soprano solista na estreia da Oratória de Natal de Rui Soares, solista na peça de Karl Jenkins “The Armed Man – A Mass for Peace” e solista na Oratória de Natal de Saint-Saens. Foi soprano na peça de teatro “Yukio Mishima” coreografada e concebida por Kazimir Kolesnik e Adam Darius, fazendo parte de uma banda sonora ao vivo e improvisada.

Fez parte da primeira edição da International Opera Academy (IOA) na Alemanha e participou ainda em vários cursos nacionais e internacionais como o Abingdon Summer School for Solo Singers em Inglaterra e em diferentes edições dos Cursos Internacionais de Música Vocal, em Aveiro.

Participou em diversas masterclasses, tendo trabalhado com Montserrat Caballé, Elisabete Matos, Marc Tardue, Laura Sartir, Patricia MacMahon, Ambra Vespasiani, Ettore Nova, Bonaldo Giaiotti e Enza Ferrari, entre outros. Participou ainda em workshops com a Co-Opera co., tendo tido a oportunidade de trabalhar com Sally Burgess, Harry Nicoll, Kate Flowers, Paul Nilon, Stephen Higgins e Sarah Playfair.

Tem-se apresentado em concerto em duo com a pianista Joana Barata, em trio com Ana Valle e Hélio Azevedo e, mais recentemente, em duo de canto e viola com Bruno Ribeiro.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook