Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Samuel Couto

Flauta tranversal

Samuel Couto nasceu em 1987, e iniciou os estudos musicais aos 11 anos na Tuna Musical de Anta com Sandra Camarinha. Em 2000 ingressou na Academia de Música de Espinho, onde estudou com Isabel Sofia Guedes.

Foi bolseiro premiado em 1º lugar desta instituição dois anos consecutivos. Em 2002, deu entrada na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), na classe de flauta de Angelina Rodrigues, e conclui com nota máxima o recital de final de curso. Actualmente prossegue os estudos com a mesma professora na Universidade de Aveiro.

Fez classes e cursos de aperfeiçoamento com Ana Maria Ribeiro, Averil Williams, Felix Renggli, Helga Zuccaro, Gertraud Leutner, Paulo Barros, Renate Greiss-Armin, Sandra Pina, Vasco Gouveia e Vicens Prats.

A nível de música de câmara, a sua formação foi e continua a ser supervisionada por professores como Jaime Mota, Fausto Neves, Luis Carvalho, Nelson Alves, entre outros. Na mesma área é de destacar o trabalho que tem vindo a desenvolver com a pianista Filipa Cardoso. Em conjunto têm vindo a apresentar-se um pouco por todo o País.

Estreou-se a solo com a Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho (OEPME), com 16 anos de idade, ao obter 1º lugar no concurso que a escola anualmente promove. Voltando a repetir a experiência mais tarde, no ano de 2005. Teve a oportunidade de trabalhar com vários maestros de renome, destacando-se Cesário Costa, James Tudor, Imants Resnis, Jerzy Kosek, Pawel Przytocki e Ernest Schelle. Participou no estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários (2003), no Inter-Cultural Youth Orchestral Exchange (2004/07e08) Inglaterra, numa digressão de concertos pelo Brasil com a OEPME (2005) e no estágio da Orquestra das Escolas Profissionais (APROARTE-2005).

Entre 2005 e 2007, foi 1º solista na Orquestra Clássica de Espinho (OCE). Actualmente colabora frequentemente com a Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra de Câmara Portuguesa. Dos vários eventos em que tem participado, destaca-se uma transmissão em directo de um recital no CCB para a antena 2, assim como recitais para o Banco de Portugal e para a Fundação de Serralves.

Em 2006 ganhou o Prémio Jovens Músicos da antena 2, na categoria de Flauta – nível superior, tendo-se apresentado a solo com a Orquestra Gulbenkian sob no concerto dos laureados. Em 2007, e em sequência do mesmo, tocou a solo com a Orquestra do Algarve. Em 2008 foi premiado em alguns concursos nacionais: primeiro lugar – categoria A, no “Concurso Paços Premium” em Paços de Brandão, segundo lugar – categoria A, no 1º Concurso Nacional de Flauta em Aveiro e segundo lugar no Concurso de Música de Terras de La-Salette.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook