Rute Duarte, guitarra portuguesa, Amarte Faial 2020 / Câmara Municipal da Horta

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rute Duarte

Guitarra portuguesa

Rute Duarte nasceu na cidade do Fado, Lisboa, na freguesia de Campo Grande, no dia 28 de junho de 1980. Com apenas três semanas regressou à sua Ilha, o Faial, onde reside.

Por influência da mãe iniciou os estudos musicais com apenas seis anos na tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos e em aulas particulares de Piano. Em 1990 ingressou no Conservatório Regional da Horta na área de Piano e curso livre de Bandolim até 1997.

Já na Universidade, em 2002 entrou para a tuna Académica da Universidade dos Açores a tocar bandolim. Nesta fase de tertúlias académicas acidentalmente surgiu o Fado, a obrigação de praxe era acompanhar, no bandolim, os tunos nas suas fadistagens.

Em 2005, ao licenciar-se em Economia pela Universidade dos Açores, recebeu do seu pai uma prenda de final de curso, muito especial, uma Guitarra Portuguesa. Ano em que regressou definitivamente ao Faial.

Em 2006, abraçou um novo desafio, acompanhar Fado na Guitarra Portuguesa, no grupo recém-criado intitulado Sons do Fado, inicia-se como segunda Guitarra. Em abril de 2015, estreou-se a como primeira e única Guitarra.

Tio de Rute Duarte, Américo de Magalhães Leite, grande figura da Viola de Fado das casas de Fado de Lisboa, com vastíssimo curriculum, regressou à ilha em 2010, permitindo a esta adquirir uma maior experiência no mundo do Fado. Este fato fê-la singrar neste meio, pois são poucas as mulheres no mundo a acompanhar Fado, instrumento que possui uma sonoridade identificativa deste género musical, Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Não existindo na ilha, um local específico para ouvir Fado, este “acontece” todas as semanas nas tertúlias da sala de ensaio, num moinho recuperado na cidade da Horta, mantendo-se assim acesa a alma desta tradição, Fado e Canção de Coimbra na ilha do Faial.

Rute Duarte já atuou em oito das nove ilhas dos Açores, em Lisboa e em 2022 efetuou a sua primeira internacionalização, realizando cinco espetáculos para a comunidade portuguesa de East Providence e New Bedford nos Estados Unidos da América.

Profissionalmente é Técnica Superior da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

Bio facultada por Rute Duarte, publicada na Meloteca a 07 de março de 2024

Partilhe
Share on facebook
Facebook