Rute Azevedo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rute Azevedo

Violeta

Natural de Vila Nova de Famalicão, Rute Azevedo iniciou os estudos musicais com 11 anos na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE), na classe de viola d’arco de José Manuel David. Entre 92 e 96 integrou a Orquestra Artave, com a qual realizou digressões em Portugal, Espanha e pelas principais cidades do Brasil, tendo-se apresentado também em recitais de música de câmara.

Em 1996 ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), na classe de viola de Ryszard Wóycicki. Teve oportunidade de trabalhar música de câmara com Jed Barahal, Radu Ungareanu, António Saiote e Ryszard Wóycicki. Licenciou-se nesta escola em 2001.

Frequentou classes e cursos de aperfeiçoamento musical orientados por Ana Bela Chaves, Antonieta Maestri, Sophie Bircusshaw, David Wyn Lloyd, Bruno Pasquier, Ivona Skrspzak, Roger Benedict, Gérard Caussé e Bruno Giuranna.

Após concurso internacional foi selecionada, em 1997, para integrar a Orchestre des Jeunes de la Mediterranée, onde trabalhou com o Maestro Henry Gallois e o violetista Bruno Pasquier. Com esta orquestra realizou uma digressão por França, Egipto, Síria, Líbano e Jordânia. No ano 2000 foi selecionada pela European Union Youth Orchestra, onde foi dirigida por Lutz Köhler, Vladimir Ashkenazy e Bernard Haitink.

Trabalhou ainda com o professor de viola Roger Benedict. Seguiu-se uma digressão por algumas das salas mais importantes da Europa, como Cittá della Musica (Roma), Royal Albert Hall (Londres), National Concert Hall (Dublin), Tivoli Musikadelingen (Copenhaga), Konserthus (Estocolmo) e Philharmonie (Berlim). Já se apresentou com orquestras como: Musicare, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Porto e Orquestra Nacional do Porto.

Foi laureada com o 2º Prémio em Viola D’arco do Concurso Prémio Jovens Músicos, 3º Prémio de Música de Câmara e o prémio Eng. António de Almeida. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Frequenta o Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa.

Leciona na Escola Profissional de Música de Espinho e é Violetista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

2013

[ Músicos naturais de Famalicão ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook