Rui Pinheiro direção de orquestra

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rui Pinheiro

Direção de orquestra

Em janeiro de 2015, Rui Pinheiro assumiu o cargo de Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul. Entre 2010 e 2012, foi Maestro Associado da Orquestra Sinfónica de Bournemouth (Reino Unido) onde dirigiu mais de uma vintena de programas de concerto.

Depois de realizar os estudos musicais em Portugal (piano e artes musicais) e na Academia Ferenc Liszt, em Budapeste (piano e música de câmara), concluiu o Mestrado em Direção de Orquestra no Royal College of Music, em Londres. Como maestro assistente, trabalhou com Roger Norrington, Esa-Pekka Salonen, Vladimir Jurowski e John Wilson entre outros.

Dirige regularmente as principais orquestras portuguesas, incluindo a Orquestra Gulbenkian, a Sinfónica Portuguesa e a Metropolitana de Lisboa. A temporada passada marcou a sua estreia operática no Teatro Nacional de São Carlos, com a produção de La fille du régiment de Donizetti.

Internacionalmente destacam-se concertos com a Orquestra da Ópera Nacional do País Gales, a Orquestra Ion Dumitrescu (Roménia) e apresentações nos BBC-PromsPlus, no festival Vienna – City of Dreams (Philarmonia Orchestra) e no Barbican Centre, em Londres.

Fevereiro 2015

Partilhe
Share on Facebook
Facebook