Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rui Martins

Piano

Rui Martins iniciou os estudos musicais no Centro de Cultura Musical das Caldas da Saúde, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, sob orientação de Angela Brandão e José Alexandre Reis, com quem terminou o curso complementar de piano com elevadas classificações.

Licenciou-se em piano, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, na classe de Madalena Soveral.

Obteve o segundo lugar no Concurso Internacional Maria Campina, edição de 1992.

Actualmente é pianista acompanhador no Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto, tendo trabalhado com músicos de referência como Jeff Cohen, Eugene Asti, Martin Andre, Jaime Mota, Pierre Valade, Jane Robinson, entre outros. Frequentou também vários cursos de interpretação, aperfeiçoamento e técnica pianística com os professores Helena Sá e Costa, Luís Pipa, Joel Bello Soares, Vitalij Margulis, Tânia Achot e Miguel Henriques, entre outros. Tem dedicado particular atenção à música de câmara com piano.

Neste domínio, tem-se apresentado regularmente em vários ciclos de recitais organizados pela Casa da Música, Europarque, Teatro Municipal de Oeiras e em várias cidades do país, Holanda e França (Festival de Saint Malo). É também convidado, frequentemente, a colaborar com orquestras, destacando-se os concerto com o Remix-Ensemble, sob direcção Peter Burgamin e com a APROARTE, sob direcção do Maestro Ernest Shell. Numa digressão ao Brasil com a Orquestra Artave, apresentou-se em vários recitais a solo e de música de câmara nas principais cidades brasileiras, interpretando obras de compositores portugueses. Foi solista, com a Orquestra Artave, sob direcção de António Soares. Actualmente, é professor de piano e acompanhador no Centro de Cultura Musical das Caldas da Saúde.