Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Rui Martins

Guitarra clássica

Rui Martins, guitarrista, nasceu em Portugal, onde fez os estudos de Música (Acústica, História da Música, Harmonia, Solfejo, Análise, Coro e Guitarra) na Academia e no Conservatorio de Música de Lisboa com os professores J. Coutinho , N.V. de Almeida e o P. Nagy.

Depois de ter adquirido o diploma do curso geral de guitarra na Academia de Música de Lisboa, aperfeiçoou-se em França com o mestre A. Ponce e A. Weber (professores do Conservatório Superior de Paris) em Guitarra e Harmonia, e também com o professor M. Rosset. Obteve o diploma superior de guitarra do Conservatorio Nacional da Regiao de Música da Courneuve e a medalha de ouro – 1º prémio (diploma superior) da Escola Nacional de Música de Fresnes.

As suas actividades como músico vão de concertista a professor de guitarra clássica no Conservatório de Música de Bois-Colombes (região parisiene) e na escola de Música de St. Witz em França, dirigindo as orquestas de guitarra dos dois estabelecimentos.

Organizador dos encontros de guitarra de St. Witz (França) e director da orquestra, membro da comissão e dos concursos da U.C.E.M.95 e 92 (França), dirigiu a orquestra da A.D.I.A.M.95 para o aniversário dos seus 25 anos. Fez parte do juri e foi programador de diversos concursos do ensino musical em França.

É compositor de peças de carácter pedagógico e de concerto para guitarra, coro, quarteto de cordas e orquestra, editadas pela Éditions Delatour France. As encomendas mais significativas são a da associação “les Triolets ” pelo seu 40° aniversário (coro e orquestra), “Au-delà de la Terre Sacrée”, encomenda do quarteto “Helios” (flauta e trio de cordas) pela peça “Labyrinthe”, para o CD: “Quatuors pour flûte & cordes du XXe siècle” encomendas para o quarteto Blue Baroque, encomenda da UCEM 95 para orquestra de guitarras e outras peças para diversos duos e formações com guitarra.

Actuou em concertos nos festivais do Estoril, Sintra, Teatro da Trindade, 1º Encontro de Guitarra de Lisboa (Palácio das Galveias), Cruzeiros Paquet, Festival Estival de Paris, Festival de Dança Contemporânea de Usés para a Embaixada da Finlândia. Foi solista da orquestra «Harmonie» dirigido por B. Maffei. Igreja de St. Roch em Paris, Hôtel de Coulanges Maisons de l’Europe en Paris, são as actuações mais significativas.

Actualmente leciona nos conservatórios de Vila Real de Santo António, de Faro (Regional do Algarve Maria Campina) e de Olhão. Tem actuado em diversos centros culturais e camâras do País, hoteis do Algarve (Tivolis de Vilamoura e Portimão, Santa Eulália, Galés, Q. dos Eventos, Q. das Laranjeiras, Junta de Turismo do Algarve.

01 Abril 2008

Partilhe
Share on Facebook
Facebook