Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rui Lopes Graça

Coreografia

Natural de Torres Novas, Rui Lopes Graça iniciou os estudos de dança como bolseiro da Escola do Ballet Gulbenkian e do Centro de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado.

Em 1985, ingressou no elenco desta companhia e tornou-se bailarino solista em 1996. Dançou grande parte do repertório da CNB, em bailados clássicos e contemporâneos. Em Julho de 1999, participou no Curso Internacional para Coreógrafos e Compositores da Universidade de Bretton Hall, em Inglaterra, dirigido por Robert Cohan, Nigel Osborne, Ivan Kramar e Gale Law.

Desde 1996, tem coreografado para a Companhia Nacional de Bailado, Ballet Gulbenkian, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Ballet du Rhin em França, Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique, Companhia de Dança Contemporanea de Angola e Companhia Rui Lopes Graça, entre outras. Coreografou igualmente para a Expo’98, Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, Centro Cultural de Belém. Os seus trabalhos têm sido apresentados nos EUA, Holanda, Espanha, França, Noruega, Moçambique, Angola, Itália, México e Turquia.

Atualmente, é coordenador de Gesto Contínuo, atelier permanente de criação coreográfica da Companhia Nacional de Bailado.

Para além da sua actividade como coreógrafo, é convidado regularmente a leccionar na Escola Superior de Dança e na Universidade de Stavanger na Noruega. Prémio Sociedade Portuguesa de Autores, melhor coreografia de 2012, com “Perda Preciosa” para a Companhia Nacional de Bailado com encenação de André E. Teodósio.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook