Rui Correia

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rui Correia

Flauta

Rui Correia nasceu em Arouca, Iniciou os estudos musicais na escola de música da Banda Musical de Arouca com Valdemar Noites. É diplomado pelo Conservatório de Música do Porto no Curso de Flauta Transversal. Ingressou na Banda Sinfónica do Exército em 1995.

Em 2005 profissionalizou-se em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro. Estudou com os professores, Maurício Noites, Iwonna Saiote, Estvan Matuz, Patrick Gallois, Angelina Rodriguês, Jorge Salgado, Felix Rengli, Olavo Barros, Luis Meireles, Jorge Caryevschi e Alexandre Andrade.

Em 2001 participou no XVIII Curso Internacional de Jovens Músicos, onde desempenhou funções de solista na Orquestra. Toca com a Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro e Clássica do Sul.

É membro da IMMS (International Military Music Society) .

Iniciou o curso de Mestrado em Música na Universidade de Aveiro e concluiu o Master of Arts in Music na American Musicological Society.

Faz parte do serviço educativo da Casa da Música – Porto. Possui o certificado de formador nas áreas de música e formação de professores no concelho científico da universidade do Minho.

Atualmente estuda direção de orquestra e banda, em Espanha.

É Fundador a (APF) Associação Portuguesa de Flauta, sediada na Universidade de Aveiro.

Foi-lhe conferido o Diploma de Honra ao Mérito pelos Relevantes Serviços Prestados à Cultura, em 4 de Outubro de 2006. Foi coordenador da área da música, no Ministério da Cultura no XVII e XVIII Governo Constitucional de Portugal.

É professor afeto ao Ministério da Educação (Portugal). Integra o grupo de pesquisa e metodologia e conceção social do ensino instrumental – UFAL, no Brasil.

É membro fundador do agrupamento Ventos do Atlântico tendo realizado concertos na área da Música Antiga em Portugal e Brasil.

É co-autor do livro “A Forja de um Maestro” de Francisco Navarro Lara, lançado em junho de 2018.