Ruben Bettencourt, guitarra clássica

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ruben Bettencourt

Guitarra clássica

Ruben Bettencourt nasceu em 1988, em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, Portugal.

Iniciou os estudos musicais aos 6 anos com o professor açoriano Victor Castro, em aulas particulares inicialmente, prosseguindo os estudos no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde obteve 19 valores na vertente da Guitarra Clássica.

Além das várias audições mediante essa escola que frequentou, apresentou-se em público nos Açores, no Continente, Itália, Alemanha, Polónia, Espanha, Holanda, Sérvia e Croácia.

Entre os eventos da área em que tem estado presente, quer a nível nacional e internacional, foi convidado a dar concertos a solo e classes de aperfeiçoamento em vários festivais nacionais tais como “Elogio da Guitarra” (Guarda – 2009) e “Ciclo da Bairrada 09” (2009 – Oliveira do Bairro), “Temporada de Música” (Açores, 2010 e 2011), “Festival de Música de Coimbra 2010” (Coimbra 2010), Guitarmania 2011 (Almada – Lisboa), TEDxAveiro (Aveiro 2011), entre outros.

Tem-se apresentado em concerto em salas reconhecidas tais como Teatro Aveirense, Conservatório Nacional, Biblioteca Nacional, Palácio Foz (com gravação para RDP – Antena 2), Biblioteca Joanina (Universidade de Coimbra), Mosteiro de Salzedas (Tarouca), Santuário de Panóias (Vila Real), Domus Municipalis (Bragança), entre outras.

Entre 2006 e 2009, terminou a Licenciatura em Música na Universidade de Aveiro, orientada por Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues, na vertente da Guitarra Clássica, com a classificação de 19 valores.

Na vertente de Música de Câmara foi orientado por Chagas Rosa e Helena Marinho.

Entre 2009 e 2011, terminou o seu “Master in Music” no prestigiado Conservatório de Maastricht (Holanda), sob orientação do professor mundialmente reconhecido Carlo Marchione, com a classificação de 9 valores (escala de 0-10). Em 2011, esteve também sob orientação de Joaquin Clerch, em Dusseldorf (Alemanha). Em 2011, ingressou no “Doutoramento em Música” na Universidade de Aveiro, tornando-se o mais jovem de sempre a fazer este ciclo de estudos em Portugal.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook