Rúben Alves, pianista e compositor

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rúben Alves

Piano . Composição

Músico, pianista e compositor, nascido em 1976, Rúben Alves iniciou os estudos musicais aos 5 anos e, a partir dos 8 anos, começou a estudar piano.

Completou a sua formação na área do jazz em Barcelona.

As suas inúmeras participações, a solo ou com outros artistas nacionais e estrangeiros, não se esgotam em espetáculos musicais, mas atravessam áreas tão diversificadas como o teatro, cinema (documentários e filmes) e televisão (programas, novelas, castings e concursos).

Com muitos anos de experiência pedagógica, leciona a nível privado e em instituições de ensino, desde a iniciação ao instrumento até aos níveis mais avançados, tendo realizado igualmente diversos workshops. Nas áreas do cinema e da televisão participou com interpretações improvisadas nos ciclos de cinema mudo da cinemateca portuguesa e foi professor e pianista em programas televisivos.

Acompanhou ao piano diversos cantores como Mariza, Fausto e Carminho.

Atualmente toca com Rui Veloso, Cuca Roseta e João Gil.

Na área do jazz tem desenvolvido trabalho de autor com os seguintes títulos: “Clara Madrugada” (2000) e “Súbito” (2008). Em 2012 lançou “Kolme”, em co-autoria com Carlos Miguel (bateria) e Miguel Amado (contrabaixo), e recentemente, “Kolme II” (2017).

Em 2017 editou “Lúmen”, um trabalho de revisitação a hinos religiosos; em 2018, “O Mais Pequeno Espaço Apreciável de Tempo” e em 2020 “Manto”.

[ Bio facultada por Rúben Alves, publicada na Meloteca a 20 de outubro de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook