Romeu Madeira violino

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Romeu Madeira

Violino

Romeu Madeira, violinista, iniciou os estudos musicais aos doze anos no Conservatório de Música de Coimbra, na classe de Clara Dias. Terminou o Curso de Instrumento (8.º Grau), em 2004, na mesma instituição.

Em 2004 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Khachatour Amirkhanian, tendo também trabalhado na classe de Música de Câmara de Irene Lima e Olga Prats. Em 2010 iniciou o mestrado na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Aníbal Lima.

Frequentou várias classes de aperfeiçoamento com António Ramos, Angel Sampedro, Aníbal Lima, Clara Dias, Daniel Rowland e David Lefévre. Em 2006 participou na Semaine Internationale de Musique, no Luxemburgo. Participou nos dois primeiros estágios da Orquestra dos Conservatórios de Música sob a direção dos maestros Rui Massena e Cesário Costa, e no I e II Curso Internacional de Direcção de Orquestra com os Maestros Robert Houlihan (Irlanda) e Rodolfo Saglimbeni (Venezuela). Em 2008 foi admitido na Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, com a qual já se apresentou a solo.

Já colaborou com a Orquestra de Câmara de Almada, a Orquestra Clássica da Beira Interior, a Sinfonietta de Lisboa, a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra de Macau, a Orquestra de Câmara de Sintra, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Camerata Alma Mater e o Remix Ensemble. Desde 2011 é membro do Quarteto de Cordas de Sintra, com o qual tem realizado diversos concertos e gravações, um pouco por todo o país, assim como diversas gravações para a rádio Antena 2. É membro da Orquestra Metropolitana de Lisboa desde 2017, onde integra o naipe dos primeiros violinos.

Atualmente, Romeu Madeira leciona Violino na Escola Profissional Metropolitana e no Conservatório de Artes Performativas de Almada.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook