Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Romeu Costa

Saxofone barítono

Romeu Costa iniciou os estudos musicais com 8 anos de idade na Banda Clube Pardilhoense. Em 1992 ingressou no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, tendo sido aluno das classes de Carlos Firmino, Fernando Valente e João Figueiredo.

Em 1999 iniciou o Curso de Instrumento/Saxofone da ESMAE (Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do I.P.P.) na classe de Henk van Twillert, e teve aulas com os professores assistentes Fernando Valente, Paulo Martins e Fernando Ramos, concluindo a Licenciatura em 2004.

Foram-lhe atribuídos os Prémios Eng.º António de Almeida e Rotary Club Porto-Foz, como melhor aluno no ano lectivo 2003/2004. Em 2002 obteve o 3º Prémio na modalidade de Saxofone – Nível Superior do Prémio Jovens Músicos da RDP.

Frequentou masterclasses e workshops com Amsterdam Sax Quartet, Claude Delangle, Arno Bornkamp, Ed Bogaard, Quarteto Carlos Martins, Zé Eduardo, Cecil Bridgewater, Helena Caspurro, Fabrice Moretti, Greg Osby e Tilman Ehrhorn. Participou no 6º Estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários orientado por António Saiote.

Tem realizado concertos em Portugal, Espanha, Andorra, França, Itália, Holanda, Bélgica, Hungria, Inglaterra, Escócia e Alemanha quer como solista, quer com grupos como quartetos de saxofones, orquestras de saxofones e big bands. Foi músico residente da Orquestra Portuguesa de Saxofones (1998-2004; ESMAE) e foi elemento co-fundador do QuadQuartet, grupo com o qual deu concertos em congressos como o Internacional Sax Week – Amesterdão, National Sax Meeting – Ávila, The British Saxophone Congress – Londres e World Sax Congress 2012 – St. Andrews. Também com QuadQuartet lançou os discos Now Boarding (2009) e FUSE (2012). Para além desses participou em discos dos La La La Ressonance e Remix Ensemble Casa da Música. Fundou, em parceria com Menne Smallenbroek, o Donar – duo de saxofones barítono e integra o Flux Ensemble.

Como solista privilegia o repertório contemporâneo para saxofone incentivando e colaborando com compositores. Foram-lhe dedicadas obras pelos seguintes compositores: Luís Cardoso, Chiel Meijering, Tjako van Schie, Teresa Gentil, Óscar Graça, Jeffery Davis e Paulo Bastos.

Colabora frequentemente com o Remix Ensemble Casa da Música e com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Paralelamente desenvolve uma actividade pedagógica intensa através do ensino no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, sendo convidado a orientar masterclasses noutras escolas e academias do país.

Romeu Costa é um artista Selmer e D’Addario Woodwinds.

2016

Partilhe
Share on Facebook
Facebook