Roberto Costa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Roberto Costa

Trompete

Roberto Condessa da Silva Costa, nascido em 1992, em Silves, começou os estudos musicais em 2003 na Banda filarmónica de Silves. Um ano depois, frequentou o Conservatório Joly Braga Santos em Portimão, com o professor João Rocha na disciplina de Trompete, e em 2007, o curso profissional de instrumentistas de sopro e percussão na Escola Secundária Padre António Martins Oliveira de Lagoa, onde foi aluno de trompete do mesmo professor.

Em 2010, terminou o 12º ano e iniciou a licenciatura em Música e, em 2013, o mestrado em Ensino da Música, ambos na Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi aluno dos professores David Burt e Stephen Mazon em trompete, terminando a  licenciatura em junho de 2013 e mestrado em novembro de 2015.

Foi membro da Orquestra de Sopros do Algarve entre 2003 e 2017, 1º trompete solista da Orquestra Sinfónica Juvenil entre 2012 e 2014, na qual foi em 2013, bolseiro da Fundação EDP.

Frequentou classes de aperfeiçoamento de Trompete com Michael Sache (chefe de naipe da Cleveland Orchestra), Gábor Tarkövim (chefe de naipe da Berlim Philarmonic Orchestra), David Burt e Stephen Mazon (ambos trompetistas da Orquestra Gulbenkian e professores na Escola Superior de Música de Lisboa), Jeroen Berwaerts (chefe de naipe da Orquestra Sinfónica NDR-Radio (Hamburgo) e professor na Escola Superior de Música de Hannover), Paco Flores (trompetista internacional) entre muitos outros.

Roberto Costa participou também em estágios de orquestras de sopros e, como chefe de naipe, em projectos internacionais sinfónicos em julho de 2013, 2014 e 2015, em Valréas e Grignan (França), gravou CDs integrando a Orquestra de Sopros do Algarve e Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa.

Como formador, foi professor da classe de Trompetes no Estágio Juvenil de Sopros e Percussão em Lagoa entre 2015 e 2019, e diretor musical no intercâmbio de música entre Lagoa e Pönitz em 2017.

Como docente, foi professor da classe de Trompete na Academia de Música de Lagos entre 2014 e 2018.

É docente de trompete na Sociedade Filarmónica Silvense desde 2014 e, desde 2018, na Academia de Música de Portimão, Conservatório de Música e Artes de Lagos e na Sociedade Filarmónica 1º de Maio de Lagos.

[ Bio facultada por Roberto Costa e publicada na Meloteca a 11 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook