Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rita Vieira

Soprano

Natural de Castelo de Paiva, Rita Vieira iniciou os estudos musicais aos 5 anos na Academia de Música de Castelo de Paiva, tendo concluído o Curso Complementar de Piano no ano de 2003. Frequentou classes de aperfeiçoamento de Piano com Eduardo Resende, Fátima Travanca e Helena Sá e Costa. Em 2006 concluiu a Licenciatura em Educação Musical, na Escola Superior de Educação do Porto onde tem colaborado, como orientadora, em acções de formação para professores do 1º Ciclo, na área do ensino da Música.

De 2005 a 2008 integrou o Coral de Letras da Universidade do Porto que lhe proporcionou a oportunidade de trabalhar com reconhecidos maestros nacionais e internacionais, em prestigiados palcos. ​Iniciou os estudos em Canto com a professora e cantora Margarida Reis e participou em masterclasses de aperfeiçoamento com a soprano Barbara Bonney, Patricia MacMahon, Armando Possante, Enza Ferrari, Paulo Ferreira, Palmira Troufa e João Paulo Santos.

Concluiu a licenciatura na classe da professora Ana Ester Neves com a classificação de 18 valores, na ESART. ​Como solista colaborou com o Coro de Belgais em Castelo Branco e Salamanca; foi solista na Missa em Sol M de F. Schubert com a Orquestra da EPABI e apresentou-se nas óperas Dido e Eneias (First Witch) de Henry Purcell, L’Ocasione fa il ladro (Berenice) de Rossini e A Viúva Alegre (Hanna) de Franz Léhar, produções da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. ​Foi aluna de Mestrado em Performance da ESMAE, na classe de António Salgado e concluiu o Mestrado em Ensino de Música em 2018 na mesma instituição.

É docente na Academia de Música de Castelo de Paiva da classe de Canto e Classe de Conjunto.

[ Bio facultada por Rita Vieira e inserida a 13 de março de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook