Rita Venda, soprano

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rita Venda

Soprano

Rita Venda é natural de Esposende.

Após formação inicial de Canto no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, prosseguiu estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na área da Música Antiga.

De forma mais continuada ou em classes de aperfeiçoamento tem trabalhado interpretação vocal e performance, ao longo do seu percurso, com Jill Feldman, Peter Harrison, Gislaine Morgan, Anita Morrison, Rui Taveira, Oliveira Lopes, Fernanda Correia, Laura Sarti e Magna Ferreira. Trabalhou com maestros e intérpretes como Paull Hillier, Andrew Bisantz, Álvaro Cassuto, Cesário Costa, Christoph König, Ferreira Lobo, Ferreira dos Santos, Filipe Carvalheiro, Filipe Veríssimo, James Wood, Joannes Skudlik, Jorge Matta, Kaspars Putninš, Laurence Cummings, Lluís Villa, Peter Rundel, Simon Carrington, Marco Mencoboni, Toby Hoffman, Ana Mafalda Castro, Gerhard Doderer, Marco Ceccato, Pedro Sousa Silva e Richard Gwilt.

Integrou ou realizou performances com agrupamentos como Portogalante Ensemble, Grupo Vocal Olissipo, Concerto Renascentista Sesquialtera, Coro de Câmara e Orquestra da Universidade do Minho, Coro Polifónico da Igreja da Lapa, Orquestra Sine Nomine, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Barroca Casa da Música e Remix Ensemble Casa da Música.

Como solista, para além de obras desde o barroco até à música contemporânea, destaca-se a interpretação de repertório medieval e renascentista, sob práticas historicamente informadas.

No âmbito da música de câmara coral, participou em diversas estreias mundiais. Participou no Festival de Música Antiga de Úbeda y Baeza (Espanha), no Festival Haendel, em Londres, no Festival Tenso Days, em Marselha, no Fringe Festival, em Utrecht (Holanda), no Festival de S. Roque, em Lisboa, no Festival Cistermúsica, entre outros. Integra atualmente, e desde a sua fundação, o Coro Casa da Música, os ensembles Aedo, Gama Ut, Il suono dell’anima e o ensemble vocal Capella Duriensis. Com este último, realizou diversas gravações para a RDP Antena 2 e para a European Broadcasting Union. Recentemente gravou com este ensemble dois discos de polifonia portuguesa, o último dos quais para a editora Naxos.

A par da sua atividade musical é licenciada em Gestão.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook