Rita Seara

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rita Seara

Piano

Ana Rita Seara nasceu em 1991 na Póvoa de Varzim. Em 1998 ingressou na Academia de Música de S. Pio X de Vila do Conde, na classe de piano de Nuno Oliveira, onde concluiu o 8º grau.

Integrou o elenco das óperas Brundibar (inserida na Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura) e The Golden Vanity, apresentadas na Casa da Música e no Teatro Rivoli, respectivamente.

Participou como executante em várias classes de aperfeiçoamento sob orientação de António Rosado, Miguel Borges Coelho, Jorge Moyano, Paulo Oliveira, Murray McLachlan, Ratimir Martinovic, Christoph Hinterhuber, Yuri Ananiev e Luiz de Moura Castro.

Em 2012 participou na estreia da ópera para crianças A Coragem e o Pessimismo de Jorge Salgueiro, tocando celesta como elemento da Orquestra Filarmonia das Beiras sob direcção de António Vassalo Lourenço – a ópera foi levada à cena em Aveiro, Lisboa e Figueira da Foz. Participou na estreia da Sinfonia nº 5 de António Victorino de Almeida, como elemento da Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direcção do compositor, no âmbito dos Concertos Promenade organizados pelo Teatro S. Carlos e apresentados em Leiria, Figueira da Foz, Aveiro e Alcobaça. Participou também no concerto “Então Ficamos”, como elemento da Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direcção de Peter Bergamin, no âmbito do concerto de encerramento de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

Concluiu a Licenciatura em Piano na Universidade de Aveiro, na classe de Fausto Neves, tendo também estudado Música de Câmara com António Chagas Rosa e Jaime Mota.

Frequenta actualmente o Mestrado em Ensino da Música – área de especialização de piano – com o mesmo professor na mesma instituição.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook