Rita Moutinho, violoncelista, do Porto

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rita Moutinho

Violoncelo

Nascida no Porto, a violoncelista Rita Moutinho iniciou os estudos musicais aos dez anos na Academia de Música de Costa Cabral, com Melanie Paula. Em 2015, ingressou na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe de Pétia Samardjieva.

Terminou o Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Tecla em 2018 e foi-lhe oferecido um lugar como bolseira na Guildhall School of Music & Drama (Londres) na classe de Stefan Popov.

Atuou a solo, em música de câmara e em orquestra em algumas das salas de concerto mais prestigiadas em locais como o Porto, Santo Tirso, Lisboa e Londres, entre outros. De momento, a Rita toca num violoncelo de Apostol Kaloferov (Sofia, 2019). Foi convidada para participar em classes de aperfeiçoamento com performers como Alexander Znachonak, Paulo Gaio Lima, Jaroslav Mikus, Miguel Rocha, Filipe Quaresma, Jed Barahal, Maria de Macedo e Stefan Popov.

Como membro da Orquestra YMSO, Orquestra ARTAVE e da Orquestra APROARTE, Rita Moutinho trabalhou com muitos maestros de renome, como Luís Machado, Luís Carvalhoso, José Eduardo Gomes, Roland Dahinden, David Bruchez, Peter Askim, Rafa Agulló Albors, Benoit Fromanger, Maxime Tortelier, Carlos Garcés Fuentelsaz e James Blair. Em música de câmara, trabalhou em vários grupos com nomes como Luís Machado, Pétia Samardjieva, Miguel Oliveira e mais recentemente; Krzysztof Smietana, Oscar Perks (Dante Quartet), Jacqueline Ross, Roberto González-Monjas, Oliver Heath (Heath Quartet), Andrew Watkinson, Ralph de Souza (ambos no Endellion Quartet), Ursula Smith, Tim Lowe, Evan Rothstein, entre outros.

Bio facultada por Rita Moutinho, publicada na Meloteca a 11 de fevereiro de 2021

[ Músicos naturais do Porto ]

Para saber mais sobre músicos do Porto, clique AQUI.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook