Rita Moldão créditos Juan Carranza

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rita Moldão

Soprano de coloratura

Natural de Vila real, a soprano de coloratura Rita Moldão, teve a sua estreia em 2003 como Susanna na ópera Le nozze di Fígaro, numa produção do Festival de Música de Gaia com a Orquestra das Beiras. Nos anos seguintes interpretou a Rainha da Noite na ópera de Mozart Die Zauberflüte, Lucy em The telephone de Menotti e Princesa, Fuego e Ruiseñol em El gato con botas de Montsalvatge.

Para além das excelentes críticas que tem na interpretação de papéis de ópera, Rita Moldão também é reconhecida pelos concertos e recitais, sejam de música de câmara ou música sacra, num repertório que inclui, por exemplo, Exultate Jubilate, Missa da Coroação e Missa Breve em SolM de Mozart, O Messias de Handel, Missa em honra de S. Giuseppe Calasanzio de Oreste Ravanello, Missa de Santa Cecília de Gounod, Gloria de Vivaldi, Carmina Burana de Carl Orff, entre outros. A Missa de Santa Cecília foi emitida no canal televisivo TVI no ano 2007.

Estreou a obra Cantata de Natal para orquestra, coro e solista do compositor e organista Rui Soares.

Durante os últimos anos trabalhou com alguns professores em classes de aperfeiçoamento e cursos de verão. Salientam-se os professores Enza Ferrari, Charles Spencer, Hilde Zadek, Fernanda Correia e Elisabete Matos. Também colaborou com maestros de renome, como Mário Mateus (Portugal), Jairo Grossi (Portugal), Nayden Todorov (Bulgária), Lawrence Golan (EUA), Berislav Skenderovic (Croácia), Ovidio Marinescu (EUA), entre outros.

Apresentou-se ao público em inúmeros concertos, em Portugal, Espanha, Cabo verde e EUA em recitais com piano, concertos com orquestra, galas de ópera e música sacra.

Rita Moldão é licenciada em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Musica de Gaia, acabando a licenciatura com alta classificação em 2007, na classe da Professora Fernanda Correia. Continuou os seus estudos em Madrid com Elisabete Matos, estudando actualmente com Francesco Pio Galasso.

Actualmente vive em Madrid.

[ Publicado na Meloteca a 10 de janeiro de 2020 ]

Créditos: Juan Carranza

Partilhe
Share on Facebook
Facebook