Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Ricardo Toscano

Saxofone

Ricardo Toscano, natural de Lisboa (1993) mas criado na margem sul do Tejo (Amora/Seixal), teve ligação com a música desde muito cedo por intermédio do pai, que também é musico.

Começou a aprender clarinete aos 8 anos na filarmónica local (Amora), entrando aos 13 para o Conservatório Nacional na classe de Clarinete, onde estudou dois anos; aos 15 ingressou na Escola Profissional Metropolitana, na classe de Clarinete dos professores Jorge Camacho, Nuno Gonçalves e João Ramos.

Aos 16 começou as suas aulas na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, na classe de Saxofone de Desidério Lázaro, com quem estudou dois anos. Aos 17 entrou para a Escola Superior de Música de Lisboa no regime de sobre-dotado, onde ainda permanece.

Já teve aulas/masterclasses com Danilo Perez, Wynton Marsalis, Greg Osby, João Moreira, Pedro Moreira, Miguel Zenon, Aaron Goldberg, Kurt Rosenwinkel, Joe Lovano, Ben Street, George Garzone, Terence Blanchard e muitos outros…

Em 2011 formou o Ricardo Toscano 4teto (com André Santos, João Hasselberg e João Pereira), tendo ganho a 25ª edição do Prémio Jovens Músicos na categoria de Jazz. No mesmo ano teve, também, o privilégio de participar no disco “Os fados e as canções do Alvim” do grande mestre Fernando Alvim, tendo colaborado com artistas como Fafá de Belém, Carlos do Carmo, Camané, Rui Veloso, Carminho, Amélia Muge, Cristina Branco e outros.

Reconhecido na cena do jazz nacional, tem tocando com muitos dos nomes mais marcantes, como Mário Laginha, Mário Barreiros, Carlos Barretto, João Paulo Esteves da Silva, João Moreira, Nelson Cascais, Paula Oliveira, Bruno Santos, Afonso Pais, André Sousa Machado, Mário Delgado, Alexandre Frazão, André Fernandes, José Salgueiro, Júlio Resende, Bruno Pedroso, etc. E, ainda na área da música popular, com Paulo de Carvalho, António Chainho,
Carlos Manuel Proença, Rão Kyao etc.

Em 2013 formou o seu actual 4teto – com João Pedro Coelho, Romeu Tristão e João Pereira – tendo actuado em festivais/palcos de grande relevo como, por exemplo, AngraJazz, Estoril Jazz, Casa da Música, Funchal Jazz, PortalegreJazzFest etc.

Actualmente integra também o Sexteto de Jazz de Lisboa, Nelson Cascais Decateto, Septeto do Hot Clube de Portugal, Carlos Barretto Lokomotiv, Quarteto Mário Barreiros, etc.. Integra também o corpo docente da Escola de Jazz Luiz Villas- Boas e da Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa. A sua discografia inclui muitas participações em gravações na área do jazz e outras.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook