Ricardo Silva
Guitarra portuguesa
Ricardo Silva nasceu em 1987, em Pombal, e começou a tocar guitarra portuguesa aos 7 anos de idade, por influência do pai, o seu primeiro grande mestre.
Aos 14 anos estreia-se oficialmente como guitarrista. Desde então, não mais cessou a actividade, acompanhando inúmeros fadistas por todo o país. Por esta altura, inicia os estudos na vertente de Coimbra, passando pelos mestres Ricardo Dias, Fernando Marques, Bruno Costa, Jorge Gomes e José Santos Paulo. Em 2004 participa na Grande Noite do Fado em Lisboa, arrecadando o 2º lugar na classe de instrumentistas, vindo a vencer o 1º prémio em 2005.
Concluiu a Licenciatura e Mestrado em Educação Musical do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Coimbra.
Juntamente com o pai, Tó Silva, e o irmão, João Silva, foi condecorado pela Câmara Municipal de Pombal com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural, em 2012.
Em 2013 concluiu o Curso de Guitarra Portuguesa no Conservatório de Música de Coimbra e a Licenciatura em Guitarra Portuguesa na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco, com o mestre Custódio Castelo. Frequenta o Mestrado em Guitarra Portuguesa na mesma instituição.
O seu percurso musical conta já com a participação em diversos projectos, desde as linhas mais tradicionais adjacentes ao fado até outras sonoridades distantes do “habitat natural” da guitarra portuguesa.
Em 2014 edita o seu primeiro disco a solo intitulado Semente.