Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ricardo Pires

Saxofone

Ricardo Pires licenciou-se em Saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa com José Massarrão e Alberto Roque. Frequenta o Mestrado de Saxofone Performance, na Universidade de Évora na classe de José Massarrão.

Iniciou os estudos na Banda Marcial de Fermentelos, seguindo para o Conservatório de Música de Águeda e posteriormente Aveiro com Carlos Firmino e João Figueiredo, respectivamente. Continuou o seu percurso académico na Escola Profissional de Música de Espinho, em 2000, sob a orientação de Francisco Ferreira.

Frequentou várias classes de aperfeiçoamento com Massarão, Francisco Ferreira, Quarteto de Saxofones de Amesterdão, Stéphane Laporte, Jean-Yves Fourmeau e Claude Delangle, António Felipe Belijar, Richard Ducros e Christian Lauba.

Trabalhou com diversas orquestras, dentro das quais se destacam a Orquestra de Sopros dos Templários, a Orquestra de Sopros do Conservatório do Porto, a Orquestra de Jovens de Águeda, a Orquestra de Música de Cinema (Lisboa 2007) e a Orquestra Gulbenkian. Apresentou-se como solista com a Orquestra Clássica da EPME (2001 e 2002), Orquestra de Sopros da ESML (2008), Banda Sinfónica da GNR (2009), Orquestra Gulbenkian (2009) e Banda Sinfónica Portuguesa (2010).

Foi laureado em vários concursos, destacando-se o Concurso Jovens Solistas EPME em 2001 e 2002, 1º Classificado no Prémio Jovens Músicos da RDP, na categoria de Saxofone solista, nível superior em 2009, e 2º classificado do referido concurso em 2002; 3º classificado no II Concurso Internacional “Vítor Santos” em Palmela em 2007. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2001 e 2005.

Presentemente é membro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e professor de saxofone no Conservatório de Música de Sintra e no Conservatório de Música Jaime Chavinha.

2010

Partilhe
Share on Facebook
Facebook