Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ricardo Pereira

Trombone

Ricardo Pereira é solista do Remix Ensemble Casa da Música. Natural de Braga, iniciou os estudos musicais com o seu pai, António Pereira. Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde concluiu o curso de instrumentista na classe de Zeferino Pinto, em 2006, obtendo a classificação máxima e o Prémio de Mérito Artístico.

Em 2009, concluiu a Licenciatura em Música – variante Trombone na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, com nota máxima, na classe de Severo Martinez. Realizou o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho (2003). Durante o seu percurso, teve oportunidade de trabalhar com professores e solistas como Simon Cowen, Jacques Mauger, Severo Martinez, Robert Blossom, Jon Etterbeek, Petur Eiriksson, Gyorgy Gyivicsan, Stefan Schulz, Otmar Gaiswinkler, Andrea Conti, Charles Vernon, Mark Hampson e Toby Oft.

Ganhou 1ºs Prémios no 16º Concurso Internacional de Chieri 2016, no Prémio Jovens Músicos RTP 2013 e no 2º Concurso Nacional Terras de La Salette 2009. Conquistou um 3º lugar no Prémio Jovens Músicos RTP 2008.

Como trombone solista, integrou a European Union Wind Orchestra, a Orquesta Joven de la Sinfónica de Galicia, a International Mahler Orchestra, a World Orchestra (com a qual fez concertos por toda a Europa) e a Academia do Festival de Lucerna.

Ainda como trombone solista, colaborou com agrupamentos como a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra do Algarve, a Orquestra do Norte, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Gulbenkian, a Orquesta Sinfónica de Galicia e o Klangforum Wien.

Apresentou-se como solista com a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Norte, a Chieri Sinfonietta e a Orquestra Gulbenkian. Durante as temporadas de 2010 e 2011 foi solista na Orquestra do Norte.

Tem sido convidado a desenvolver, um pouco por todo o país, workshops, classes de aperfeiçoamento e estágios, e a participar em júris em concursos. Actualmente é professor no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e na Escola Superior de Música de Lisboa.

Ricardo Pereira é autor de BRAB, quarteto de trombones publicado em 2016 pela AvA Musical Editions. É membro-fundador dos projectos Mr SC & The Wild Bones Gang e Portuguese Brass, e é artista Vincent Bach.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook