Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ricardo Panela

Barítono

Natural do concelho de Ílhavo, o barítono português Ricardo Panela tem vindo a estabelecer-se nos últimos anos como um intérprete de grande versatilidade, com um repertório desde o Barroco até à Música Contemporânea.

Na temporada de 2016/2017 estreou-se com excelentes críticas no Teatro Nacional de São Carlos na produção da ópera Les Dialogues des Carmelites com encenação de Luís Miguel Cintra e direcção musical do maestro João Paulo Santos. Ainda na mesma temporada, estreou-se no importante Festival de Verão ‘Opera Holland Park’ como Masetto em ‘Don Giovanni.

Na temporada de 2017/2018 intepretou o papel titular na ópera contemporânea Mad King Suibhne de Noah Mosley, apresentada na English National Opera – Lilian Baylis House em Londres, tendo recebido as mais valorosas críticas pelo seu desempenho. Ainda na mesma temporada estreou-se com a Ópera de Valladolid como Lescaut na ópera Manon de Jules Massenet, após ter interpretado os papeis de Cadeirão e Árvore na ópera L’enfant et les Sortilèges de Maurice Ravel em São Carlos.

Projectos futuros incluem o papel de De Valette na ópera City of Humanity de Reuben Pace, no país de Malta, encomendada para as comemorações da Capital Europeia da Cultura.

Em 2019, enquanto vencedor da categoria de barítono no Concurso Armel Singing Competition, Ricardo interpretará o papel de Leporello em Don Giovanni no Teatro Tamariz no Ecuador e também no Palácio da Música em Budapeste, uma produção que será transmitida em directo no canal ArteTV.

Do seu repertório destacam-se ainda os papeis de Figaro em Il Barbiere di Siviglia (Westminster Opera); Conte Almaviva em Le Nozze di Figaro (Aldeburgh Music); Dottore Malatesta em Don Pasquale (Longborough Festival Opera); Harlekin em Ariadne auf Naxos (Longborough Festival Opera), Marcello em La Bohème (Regent’s Opera), entre outros.

Esteve também envolvido na estreia absoluta no Reino Unido da ópera Don Chisciotte de Saverio Mercadante, apresentada na Leighton House, e da ópera Los Martirios de Colón de Ruiz, numa performance no Queen Elizabeth Hall em Londres.

Ricardo desenvolve também uma intensa actividade enquanto conferencista de Estudos em Ópera, tendo recentemente apresentado um ciclo de conferências em Cadogan Hall acerca do impacto da Censura e Propaganda Religiosa e Política na Criação e Performance Operática através dos séculos.

Foi recipiente durante dois anos duma Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico atribuída pelos International Opera Awards.

Tendo iniciado os estudos de Canto no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian com a professora Juracyara Baptista, licenciou-se posteriormente em Canto pela Universidade de Aveiro sob orientação do professor António Salgado.

Seguiu depois para Londres onde completou um Mestrado em Performance na Guildhall School of Music & Drama, orientado pela professora Laura Sarti.

Presentemente aperfeiçoa-se com Sherman Lowe.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook