percussionista Ricardo Monteiro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ricardo Monteiro

Percussão

Ricardo Monteiro iniciou os estudos em Percussão com 16 anos no Conservatório Nacional de Música de Coimbra na classe de Paulo Oliveira em 1999. Em 2002 ingressou no Curso de Percussão na Escola Profissional de Música de Espinho, tendo terminado o mesmo em 2005.

Em 2010 terminou a licenciatura em Percussão na Universidade de Aveiro tendo obtido nota máxima (20 valores) no Recital de Conclusão de Curso. Em 2016 concluiu o Mestrado em Ensino de Música, tendo focado a sua investigação na criação e implementação de um método para Caixa de Rufo com Play Along direccionado para os alunos em início de aprendizagem da Percussão.

Frequentou classes de aperfeiçoamento com Émmanuel Séjourné (França), Bart Quartier (França), Jeffery Davies (Portugal), Kuniko Kato (Japão), entre outros.

Em 2006 conquistou o 1º Prémio no II Concurso Ibérico de Caixa “Tum-pa Tum-pa”.

Em 2009 foi-lhe atribuído em Itália o Third Prize in Vibraphone no VII International Percussion Competition – PAS Italy No mesmo ano funda com Fernando Chaib, Luiz Ferreira e Leandro Teixeira o Simantra – Grupo de Percussão (Aveiro).

Em 2011, enquanto integrante do Simantra Grupo de Percussão, venceu a 2º edição do CIMCA (Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça).

Colabora como músico convidado com várias orquestras do país, nomeadamente a Orquestra do Centro (Coimbra), Orquestra das Beiras (Aveiro), a Orquestra da ESART (Castelo Branco), Orquestra Clássica de Espinho, Remix Ensemble, entre outras. Apresenta-se por todo o território nacional e no estrangeiro como por exemplo Argentina, Brasil, Croácia, Espanha, Itália e México. Colaborou como músico convidado nos musicais Um Sonho Musical, História Completa do Mundo… Abreviada, Bugsy Malone e Grease produzidos pelo Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD) e no espectáculo Contracanto, produzido por António Leal.

Lecciona desde 2009 as disciplinas de Percussão e Música de Câmara no Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD).

[ Bio publicada na Meloteca a 12 de julho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook