Ricardo Matosinhos, trompa

Bio+

Ricardo Matosinhos

Trompa

Ricardo Matosinhos nasceu em 1982, foi aluno da class de Trompa de Ivan Kucera, na ESPROARTE (1994-2000) e Bohdan Šebestik na ESMAE, onde concluiu a licenciatura em 2004.

A curiosidade levou-o a explorar os caminhos da trompa no jazz e, por essa razão, teve aulas com o saxofonista Mário Santos, cuja influência se veio a refletir mais tarde no seu estilo de composição.

Concluiu, em 2012, o mestrado em Ensino da Música, na Universidade Católica, com a apresentação da dissertação “Bibliografia Selecionada e Anotada de Estudos para Trompa Publicados entre 1950 e 2011”.

Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no Estrangeiro.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1998 e 2004.

Em 2007 foi-lhe atribuído o 2º prémio do concurso Jovens Músicos na modalidade de Trompa Nível Superior.

Como artista convidado colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Remix Ensemble, ONP entre outras.

Ministrou diversos Workshops e Cursos de Aperfeiçoamento em Portugal, República Checa, Estónia, Letónia e Estados Unidos.

No âmbito da composição é autor de diversos materiais pedagógicos para o ensino da trompa, bem como, de composições para diversas formações instrumentais. Viu algumas das suas obras reconhecidas em vários concursos nacionais e internacionais.

Atualmente leciona na Academia de Costa Cabral (Porto) e frequenta o programa de Doutoramento em Música e Musicologia, Interpretação na Universidade de Évora.
É membro da International Horn Society, da Sociedade Portuguesa de Autores e da GDA