Ricardo Carvalhoso

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ricardo Carvalhoso

Tuba

Natural do concelho de Arcos de Valdevez, Ricardo Carvalhoso iniciou os estudos musicais na Escola Profissional de Música da Viana do Castelo (EPMVC) com Juan Carlos Diaz, aos 14 anos de idade.

Em 2008 licenciou-se em Tuba pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, na classe de Sérgio Carolino. Frequentou classes de aperfeiçoamento com Melvin Culbertson, Roger Bobo, Eugene Pokorny, Anne-Jelle Visser, Øystein Baadsvik, Sérgio Carolino, Harvey Philips, Oren Marshall, Shemuel Adi-hershko, Jens Bjorn-Larsen e com o quinteto de metais “Luur-Metals – Spanish Brass”.

Como solista apresentou-se por diversas ocasiões em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça e Inglaterra. Colabora regularmente com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Norte, Musikkollegium Winterthur, Simphonisches Orchester Zürich e Tohnhalle Orchester Zürich. Desde 2009, é Tuba Solo da Jeunesses Musicales World Orchestra, com a qual se tem apresentado em algumas das mais importantes salas mundiais.

Foi professor de tuba no Conservatório Regional de Música de Vila Real e na Academia de Música Costa Cabral (Porto) entre 2006 e 2008.

Actualmente frequenta um Mestrado em Tuba na Escola Superior de Artes de Zurique sob a orientação de Anne Jelle Visser.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook