Ricardo Alves clarinetista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ricardo Alves

Clarinete

Ricardo Alves iniciou os estudos musicais aos oito anos de idade com o seu pai. Estudou com Adam Wierzba, António Saiote e Alain Damiens, complementando a sua formação com alguns dos mais prestigiados clarinetistas e pedagogos a nível mundial como Guy Deplus, Michel Arrignon, Perez Piquer, Philippe Cuper, Gregory Smith e Philippe Berrod.

Como freelancer tem colaborado com várias orquestras e ensembles em Portugal e Espanha, nomeadamente com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica da Galiza, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Camerata Nov’Arte e o Toy Ensemble.

Colabora frequentemente com o Remix Ensemble Casa da Música, com o qual fez estreias nacionais e mundiais de obras de compositores nacionais e estrangeiros incluindo Emmanuel Nunes, Jonathan Harvey, Wolfgang Mitterer, Helmut Lachenmann, Wolfgang Rhim, Georges Aperghis e Peter Eötvös.

Nestas orquestras teve oportunidade de trabalhar com maestros como Peter Eötvös, Peter Rundel, Stefan Asbury, Emilio Pomàrico, Pablo Heras-Casado, Josep Pons, Jaap ter Linden, Takuo Yuasa, Victor Pablo Perez, Luís Carvalho, Alberto Zedda, Luiz Malheiro e Michael Sanderling. Trabalhou com diversos solistas, incluindo nomes como Cristina Gallardo Domas, Swingle Singers, Pierre Strauch, Christophe Desjardins, Yeree Suh, Sonia Wieder-Atherton e Pierre-Laurent Aimard.

Tem realizado concertos pela Europa, Japão, EUA e Brasil. Em 2009 fez a estreia nacional da obra Dialogue de l’ombre double de Pierre Boulez, para clarinete solo e clarinete pré-gravado. Já gravou para a Antena 2 – RDP, WDR- Deutsch e Radio da Suíça Romanda.

Foi premiado em vários concursos em Portugal, Espanha e EUA. É membro fundador do Quarteto Vintage, com o qual já se apresentou em concertos em Portugal, Japão, Canadá, Bélgica, Itália, Suíça e Espanha.

Orientou masterclasses no Instituto Superior Piaget de Viseu, na Associação Amigos da Branca, na Casa da Música de Antas, na Academia de Música de Espinho, na Academia Ibero-Americana do Clarinete’13, na Escola Profissional Metropolitana e no Conservatório Carlos Gomes (Belém do Pará).

Leccionou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, no Instituto Piaget de Viseu e na ESMAE-IPP.

Actualmente é professor no Conservatório de Música do Porto.

2017

Partilhe
Share on Facebook
Facebook