percussionista Renato Penêda, no Maas Theater en Dans, créditos Foppe Schutt

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Renato Penêda

Percussão

Nascido em 1990, Renato Penêda é um percussionista multi-facetado baseado em Roterdão (Países Baixos) que divide a sua actividade profissional entre os palcos e os bastidores.

Como músico freelancer, Renato trabalha principalmente com diversas orquestras, sendo reforço regular da Antwerp Symphony Orchestra, da Orquestra Gulbenkian e da Sinfonia Rotterdam. Esta situação profissional é o resultado de um trajecto educacional sempre focado na música para ensemble e orquestra, iniciado na Banda de Música de Moreira da Maia e com passagem pelo Conservatório de Música do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, até à chegada à Codarts Rotterdam.

Em Roterdão, Renato Penêda terminou a Licenciatura, durante a qual estudou também direcção de orquestra e empreendedorismo como formação complementar. Ainda na Codarts, obteve o diploma de Mestrado com distinção, após a apresentação de um espectáculo de teatro musical para duo de percussão e voz baseado em música portuguesa e percussão corporal, como resultado final da sua tese de mestrado sobre a utilização de comunicação não-verbal em palco.

O percurso artístico de Renato levou-o a colaborações com diversos ensembles e orquestras, tanto de jovens como profissionais, e apresentações em 14 países em 3 continentes. Exemplos de relevo são a Orquestra de Jovens Gustav Mahler, a Orquestra XXI, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Rotterdams Philharmonisch Orkest, a Verbier Festival Chamber Orchestra e o grupo de percussão Slagwerk Den Haag.

Activo também na área da música contemporânea, Renato Penêda é percussionista do AKOM Ensemble (Roterdão) e membro fundador do Pulsat Percussion Group, vencedor do 2.º prémio na edição de 2012 do Prémio Jovens Músicos, categoria música de câmara, nível superior e na edição de 2013 do Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”, assim como semi-finalista da International Percussion Competition Luxembourg 2015.

Fora de palco, é produtor no departamento de música clássica da Codarts Rotterdam desde a sua graduação em 2018, tendo a seu cargo a gestão dos instrumentos do conservatório, a contratação de colaboradores externos e a preparação das partituras para os projectos. Para além da sua actividade artística, Renato Penêda é licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

[ Bio facultada por Renato Penêda e publicada na Meloteca ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook