Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Renato Dias

Guitarra

Renato Dias nasceu na cidade do Porto em 1976.

Começou por ser músico auto-didacta e cedo a guitarra se tornou o seu instrumento de eleição. Aos 14 anos formou a sua primeira banda de Rock e desde então participou em diversos projectos musicais tais como os Rockin’eggs, Ergofobia, Sun Spirit, TurboJunkie, Sequoia, Grace, Paulo Praça, Sativa e Souls of Fire.

Aos 17 anos ingressou no Instituto Superior de Engenharia do Porto no curso de Engenharia Electrotécnica. Aos 19 anos ingressou na Faculdade de Belas Artes do Porto no curso de Design de Comunicação.

Em 1999 iniciou a sua actividade como músico profissional. Em 2002 grava o disco “High on You” com os Grace. Em 2006 grava o disco “Disco de Cabeceira” com Paulo Praça. Em 2009 grava o disco “Dobro dos Sentidos” com Paulo Praça. Em 2011 grava o disco “Pontas Soltas” com os Souls of Fire. Participou em trabalhos ocasionais de vários géneros musicais, desde a World Music ao Rock, Pop e Jazz.

Participou em diversas classes de aperfeiçoamento de Jazz de músicos nacionais e internacionais como Brad Shepik, Ben Molder, Nuno Ferreira, Afonso Pais, Pat Metheny, Alex Cuadrado, Ohad Talmor, Mario Delgado, Mario Laginha e Lee Konitz, entre outros.

Licenciado em Jazz pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo em 2011. Presentemente exerce como professor de guitarra jazz, compositor, produtor e músico profissional em algumas formações do panorama jazzístico português destacando-se o seu Renato Dias Trio.

2017