Bio+
Renata Oliveira
Direção
Renata Oliveira iniciou os estudos musicais na Banda Visconde de Salreu aos 7 anos em Clarinete, ingressando posteriormente no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.
De Abril de 2012 a Julho de 2013 integrou a Classe de Direção de Orquestra do professor Jean-Marc Burfin na Escola Corda Perfeita em Lisboa.
Em Junho de 2012 obteve o Diploma em Direção de Banda da Association Board of the Royall Schools of Music (ABRSM – Londres).
Em classes de aperfeiçoamento de Direção estudou com os maestros: José Pascual Vilaplana, Kenneth Kiesler, Jean-Sebastian Béreau, Ernst Schelle, Robert Houlihan, Jan Cober, Félix Hauswirth, Douglas Bostock e Mark Heron.
Foi co-fundadora e maestrina da orquestra Sinfonietta de Abril de 2014 a Agosto de 2015, em Gaia.
É mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade do Porto (2013).
É mestre em Direção de Orquestra pela Universidade de Aveiro, com os professores António Lourenço, Vasco Negreiros e Ernst Schelle (2016); em Direção HaFaBra (banda, fanfarra e brass band), pelo Conservatório Real de Haia (Holanda) com o professor Alex Schillings, no âmbito do qual recebeu o prémio de melhor investigação do ano e pôde ainda dirigir a Banda Sinfónica Portuguesa no seu concerto final de mestrado (2018); e em Ensino da Música, ramo Classe de conjunto pela Universidade de Aveiro (2019).
Integrou a classe de Direção do maestro Jean-Sébastien Béreau em Lisboa de 2014 a 2018.
De Outubro de 2012 a Dezembro de 2014 foi maestrina da Sociedade Filarmónica de Mões (Castro Daire).
Dirigiu de Março 2017 a Julho 2019 a Sociedade Instrução e Recreio Carregueirense Vitória (Chamusca, Santarém).
É maestrina da Sociedade Artística Musical Carvalhense (Figueira da Foz) desde 2015 e da Associação Musical Banda de Ourém desde Setembro de 2019.
Renata Oliveira é vice-presidente da European Association of Women Band Conductors.
[ Bio facultada por Renata Oliveira e publicada na Meloteca a 06 de setembro de 2019 ]