Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Reinaldo Guerreiro

Trombone

Reinaldo Guerreiro nasceu em 1970 e iniciou os estudos musicais aos oito anos na Sociedade Filarmónica Operária Amorense sob a orientação de Manuel Barros Seabra, tendo estudado mais tarde com o maestro António Gonçalves. Aos dezoito anos ingressou na Banda do Exército, onde permaneceu durante 21 anos.

Após ter estudado com os professores Emídio Coutinho e Hermenegildo Campos, concluiu em 1996 o 8.º Grau de Trombone na Escola de Música do Conservatório Nacional.

Tem duas Licenciaturas pela Academia Nacional Superior de Orquestra, nos cursos de Instrumentista de Orquestra, na classe de Stéphane Guiheux, e de Direção de Orquestra, na classe do maestro Jean-Marc Burfin. Completou o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.

Durante o período de 2000 a 2004 foi primeiro trombone da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a qual mantém assídua colaboração, apresentando-se frequentemente em recitais a solo e música de câmara nas mais variadas salas de Lisboa. Desde o ano 2000 desempenha as funções de Professor da Classe de Trombone (incluindo Repertório e Excertos de Orquestra, Música de Câmara e Naipe de Sopros da Orquestra Académica) da Academia Nacional Superior de Orquestra e na Escola Profissional Metropolitana.

Em 2007 participou, em colaboração com a RTP 2, na série intitulada «Sons da Música», nomeadamente no episódio dedicado ao trombone. Enquanto membro dos Brass Factory, gravou este ano um CD de tributo a Frank Zappa.

Na sua atividade de maestro, tem dirigido a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Académica Metropolitana, o Brass Ensemble da Metropolitana, a Orquestra de Sopros Metropolitana, a Orquestra Clássica Metropolitana, a Orquestra de Câmara de Sintra, a Orquestra do Algarve e a Orquestra de Câmara de Almada. Durante 14 anos dirigiu a Banda da Sociedade Recreativa Musical Trafariense, desde janeiro de 1995, com a qual fez aparições na rádio e na televisão, tendo ainda editado um disco intitulado Jazz, Latino & Rock.

Em 2008 Reinaldo Guerreiro foi agraciado pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook