Contactos

Clique no botão, se quiser apresentar os seus contactos no site Meloteca.

Raúl Pinto

Piano

Nascido em Fontes – Santa Marta de Penaguião em 1970, cedo Raúl Pinto se interessou pelo piano tendo iniciado os seus estudos na Academia de Música de Vila Real, com Alberto Mendonça, e concluído o Curso de Piano no Conservatório do Porto, com Francisco José Monteiro, Jorge Martins, Hélia Soveral. Posteriormente estudou com Alicia de Larrocha (Espanha), Vladimir Viardo (Rússia), Helena Sá e Costa (Portugal), Jörg Demus (Áustria) e António Rosado (Portugal).

Exerceu funções docentes nomeadamente na Real Filarmonia em Vila Real, na Escola Preparatória de Vila Pouca de Aguiar e na Escola Profissional de Arte de Mirandela e dirigiu, ainda, o Coral da Fundação Dr. Carneiro Mesquita em Fontes, Santa Marta de Penaguião.

Desde 1998 tem vindo a desenvolver uma intensa actividade de concertos, tendo-se apresentado nos mais importantes festivais de música em auditórios e teatros portugueses e estrangeiros. A sua actividade como intérprete reparte-se entre apresentações a solo e em diversas formações de câmara e ainda com espectáculos cénico-musicais.

Colabora estreitamente com vários compositores, de entre os quais se destaca, Virgílio Melo e Alexandre Delgado quer na interpretação de obras contemporâneas portuguesas quer na realização de concertos comentados e colóquios.

Fundou em 1999 juntamente com outros músicos a Associação Músicos & Músicas, que tem desenvolvido um trabalho de divulgação musical no norte do país.

Dedicou a sua actividade profissional à realização de recitais, bem como à produção de ciclos de concertos: “Curso para Ouvintes” (2000) em Vila Real; “Música ao Norte 2001” em Amarante e Bragança, “Música ao Norte 2002” em Fontes e Chaves, “Schubertíada” em 2003 na Aula Magna da UTAD e em 2006 “Memorando Lopes-Graça” em colaboração com o Atelier de Composição, que ficou classificado em primeiro lugar, a nível nacional, no concurso do Instituto das Artes/Ministério da Cultura.
Em 2000, Raúl Pinto participou na gravação de um CD, com obras da compositora americana Terry Winter Owens. Gravou ao vivo em Roma, em 2002, um CD a solo, com obras de Schubert e Chopin. Em 2005 gravou para a RDP.

De 2007 a 2009 desempenhou as funções de Director Artístico do Teatro Ribeiro Conceição acumulando com as funções de direcção executiva até Junho.