Raúl Mendes

Harmónica

Natural de Alvorninha, Caldas da Rainha, cedo Raúl de Figueiredo Mendes foi viver para a Aldeia de Paio Pires, Seixal, onde faleceu a 26 de janeiro de 2020. Trabalhou como escriturário e chefe de serviço na Siderurgia Nacional. Com um enorme carinho pelos animais, colaborou com a União Zoófila.

Ao longo da sua carreira de músico, Raúl Mendes foi nove vezes campeão de harmónica a nível mundial. Foi um dos elementos do Trio Harmonia, conjunto português de harmónica composto também por Hermenegildo Francisco Mendes e José António dos Santos Correia.

Em 1974 fundou o Mendes Harmónica Trio com as suas filhas Ana Paula (12 anos) e Maria Luísa (11 anos). Concorreram ao 1º Festival Ibérico de Harmónica e ficaram em 1º lugar tendo o Trio Harmonia ficado em 2º lugar, e venceram também o 1º Prémio do Certame Ibérico de Harmónica em 1979, em Granada, Espanha, e Raul Mendes venceu também o Prémio de Honra atribuído ao melhor participante do Festival. Venceu também o 1º Prémio do Campeonato do Mundo de Harmónica em 1987, no Reino Unido.  Venceram também o 1º Prémio do Campeonato do Mundo de Harmónica em 1993, na Alemanha.

Em 1989, Raúl Mendes e a filha Maria Luísa formaram o Duo Raul & Luísa. que venceram na categoria de duos o 1º Prémio do Campeonato do Mundo de Harmónica em 1989.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook