Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Raquel Oliveira

Clarinete

Nascida em 1984, Raquel Oliveira iniciou o seu percurso musical na banda de música da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento. Em 1999, inscreveu-se na Escola de Música do Choral Phydellius na classe de Paulo Guia. No ano lectivo de 2001/2002 concluiu o curso básico de clarinete com o mesmo professor no Conservatório Regional de Música da Golegã.

Em Outubro de 2002 ingressou na Licenciatura em Música da Universidade de Évora na classe de Rui Martins e, a partir do ano seguinte, na classe de Étienne Lamaison. De Fevereiro a Junho de 2006 estudou ao abrigo do programa Erasmus na Escola Superior de Música da Catalunya nas classes de Juan Enric Lluna (clarinete) e Harry Sparnaay (clarinete baixo). Em Julho de 2007 concluiu a Licenciatura tendo realizado o estágio pedagógico no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa.

Participou em várias classes de alto aperfeiçoamento onde trabalhou com Luís Gomes, Nuno Silva, António Saiote, Paulo Gaspar, Luís Silva, Karl Leister, Albert Ferrer, Walter Boyckens, Lawrie Bloom, Philippe Cuper, Andrew Simon, Jonathan Cohler, Lorenzo Coppola, entre outros.

Em 2001 prestou provas para a Orquestra de Clarinetes de Almada, dirigida pelo professor e maestro Manuel Jerónimo, a qual acompanha até ao presente dia.

Foi membro da Orquestra Académica da Universidade de Évora sob direcção do maestro Max Rabinovitj com a qual realizou inúmeros concertos, alguns dos quais integrados no Festival de Música de Perigeaux (França) a convite do compositor Jean jacques Giraud.

Em Junho de 2007, convidada pelo compositor C. Bochmann integrou a Orquestra da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

Tem realizado inúmeros concertos com diversos grupos e ensembles, interpretando repertório bastante variado.

Raquel de Oliveira frequentou ainda algumas acções de formação na área da pedagogia, tendo trabalhado com Wolfgang Hartmann e Madalena Wallenstein. Destaca-se ainda o curso “Das outras artes à Música” providenciado pela Fundação Calouste Gulbenkian e uma acção de formação em Musicografia Braille no Centro de Recursos de Deficiência Visual – Drel.

Desde 2003 exerce funções de docente leccionando clarinete, música de câmara e formação musical em escolas de música e ainda iniciação e expressão musical em pré-escolas e escolas de 1º ciclo do ensino básico.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook