pianista Raquel Cunha na Casa da Música

Bio+

Raquel Cunha

Piano

Ana Raquel Cunha é natural de Vila Nova de Gaia. Iniciou os estudos musicais aos seis anos na Academia de Música de Vilar do Paraíso, onde concluiu o curso complementar de piano (8.º grau), na classe de Mário Alves.

Terminou a Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), onde integrou a classe de Luís Filipe Sá. Concluiu o Mestrado em Interpretação Artística, também na ESMAE e com o mesmo professor. Posteriormente, concluiu o curso de Mestrado em Ensino da Música na Escola das Artes do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Frequentou classes de aperfeiçoamento sob a direção dos professores Luiz de Moura Castro, Pedro Burmester, Sequeira Costa, Miguel Borges Coelho, Fausto Neves, Roger Muraro, Eldar Nebolsin e Erkki Lahesmaa.

Acompanhou o Coro da Sé Catedral do Porto em ensaios sob a direção do maestro Marc Tardue.

Apresentou-se a solo e em música de câmara em salas como Auditório Municipal de Gaia, Cineteatro Eduardo Brazão, Teatro Helena Sá e Costa, Clube Literário do Porto, Café-Concerto do Rivoli, Auditório da Ordem dos Médicos (Porto) e Salão Teresa Macedo da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. Em maio de 2007, apresentou-se na Sala Suggia da Casa da Música, num concerto da ESMAE, onde interpretou a obra “Magnificat” de Berio, para dois pianos, ensemble instrumental e coro.

Em música de câmara trabalhou com diversas formações, como trios com violino e violoncelo, canto e clarinete, violino e flauta, tendo-se apresentado em salas do norte do país.

Apresentou-se em duo com o violoncelista Bruno Pinto Cardoso num ciclo de recitais em 2008, no Porto, Matosinhos, Braga e Vila Nova de Gaia, assim como num concerto no Instituto Franco- Português, em Lisboa, em direto para a Antena 2, a 9 de dezembro do mesmo ano.

Fez parte do corpo docente e foi pianista acompanhadora do Círculo Portuense de Ópera, apresentando-se em concertos no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no Teatro Municipal de Vila do Conde e na Casa das Artes de Felgueiras. Foi pianista acompanhadora dos coros do Orfeão da Madalena, com os quais atuou em variadas salas de Portugal e Espanha; participou com o coro sénior num concurso em Praga, em novembro de 2008, onde obtiveram um 2.º prémio. Acompanhou em vários concertos o Coro dos Colaboradores da AXA Seguros, destacando-se em abril de 2009 um concerto em Roma.

É convidada regularmente a colaborar em concertos com a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música e é membro da Banda Sinfónica Portuguesa, tendo feito várias gravações com este agrupamento para a editora Molenaar.

Integrou, em outubro de 2015, a Hulencourt Soloists Chamber Orchestra num concerto em Bruxelas. Colaborou também com a Orquestra Clássica do Centro, sob a direção do maestro José Eduardo Gomes.

De momento exerce funções de docente na Academia de Música de Vilar do Paraíso.

[ Bio facultada por Raquel Cunha e inserida a 09 de março de 2019 ]