maestrina Raquel Couto dirigindo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Raquel Couto

Direção coral

Raquel Couto nasceu no Porto em 1988 e desde cedo que os seus estudos musicais se relacionaram com a área de canto e coro. Acabou por se licenciar em Direção Coral, com o maestro Paulo Lourenço na Escola Superior de Música de Lisboa.

Com o objectivo de aprofundar os seus conhecimentos na área da pedagogia coral infanto-juvenil, participou em cursos nas cidades de Évora, Lisboa, Aveiro, Londres e Barcelona, onde trabalhou com os maestros Stephen Coker, Eugene Rogers, Paul Caldwell e Brett Scott (EUA), Werner Pfaff (Alemanhã), Paul McCreesh, Greg Beardsell e Rachel Joy Staunton (Inglaterra), Elisenda Carrasco, Esteve Nabona e Basilio Astulez Duque (Espanha) e Maria Guinand (Venezuela). Em 2012 participou no curso “Write an Opera”, na Royal Opera House, em Londres.

Ao longo dos anos, tem vindo a leccionar as disciplinas de coro infantil e juvenil em Academias e Conservatórios portugueses de onde destaca a Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC Lisboa), o Conservatório Regional de Vila Real e, actualmente o Coro da Academia de Música de Espinho.

Tem vindo também a desenvolver algum trabalho vocal junto de grupos e escolas de teatro, de onde destaca a escola profissional Balleteatro.

É um dos elementos fundadores do grupo vocal à capella PopUp – Vozes Portáteis e foi fundadora e maestrina do SHINE – Coro Gospel em Lisboa.

Atualmente é a maestrina titular do Coro Infantil Casa da Música que tendo vindo a participar em vários concertos com os agrupamentos residentes desta instituição, de onde destaca o seu papel como maestrina assistente na direcção da Orquestra Sinfónica Casa da Música na Sinfonia nº4 de Charles Ives.

Raquel Couto é fundadora e diretora musical do Coro Lira (Infantil, Juvenil e Adultos) sediado na Casa das Artes do Porto, que se tem apresentado em diversas salas de espectáculos na cidade do Porto, realçando a estreia de dez obras de compositores portugueses no espectáculo Coisas Que Não Há Que Há (Teatro S. João).

[ Bio facultada por Raquel Couto e publicada a 26 de junho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook