Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Raquel Andrade

Violoncelo

Raquel Andrade iniciou os estudos musicais aos 13 anos, na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Com 15 anos ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, na classe de Gisela Neves.

Terminou em 2007 a Licenciatura do Curso de Música- Variante de Instrumento, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na classe de Miguel Rocha. No ano letivo 2007/2008 teve aulas na Escola Nacional de Música de L’Hay les Roses (Paris) com Romain Garioud.

Participou em vários estágios de orquestra com os maestros Cesário Costa, Brian Schembri, Osvaldo Ferreira, Omri Hadari, Vicente Soler Solano, António Saiote, Simone Meneses, Xavier Gagnepain, Rui Massena, Pedro Neves, Gianandrea Noseda, Mathias Bamert, Vladimir Ashkenazy, entre outros. Na Primavera e no Verão de 2010 participou na Spring Tour e Summer Tour da Orquestra de Jovens da União Europeia, com a qual tocou nas maiores salas de espetáculo europeias como Royal Albert Hall (Londres) e Concertgebow (Amesterdão).

Participou em masterclasses com Jed Barahal, Varoujan Bartikian, Paulo Gaio Lima, Levon Mouradian, Xavier Gagnepain, Ivan Monighetti, Pieter Wispelwey, entre outros.

Em Novembro de 2014 apresentou-se a solo com a Banda Amizade (Aveiro) e em Abril de 2015 com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Leciona no Conservatório de Música da JOBRA e na Academia de Música de Paços de Brandão.

Concluiu em 2016 o Curso de Profissionalização em serviço na Universidade Aberta. Desde Dezembro de 2012 ocupa o lugar de tutti no naipe de violoncelos da Orquestra Filarmonia das Beiras.