Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Raquel Andrade

Violoncelo

Raquel Andrade, violoncelista, iniciou os estudos musicais aos 13 anos de idade, na Academia de Música de Santa Maria da Feira na classe de Ana Cristina Moreira.

Mais tarde, já na Escola Profissional de Música de Espinho, terminou o Curso de Violoncelo com 18 valores, na classe de Gisela Neves.

Conclui a Licenciatura em Violoncelo, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na classe de Miguel Rocha.

Tem vindo a aperfeiçoar-se, a nível de classes e cursos alto aperfeiçoamento musical, com grandes violoncelistas e professores, tais como Miguel Rocha, Catherine Strynckx e Xavier Gagnepain (Conservatório de Bologne, em Paris), Jed Barahal (Escola Superior de Música do Porto), Varuojan Bartikian, Paulo Gaio Lima, Levon Mouradian e Ivan Monighetti (III Festival de Música de Viana do Castelo), com a húngara Pal Banda (ESART) e com Pieter Wispelwey.

Fez diversos recitais a solo na Academia de Música da Póvoa de Varzim, recitais com piano, Quarteto de Violoncelos, diversos quartetos de cordas entre outras formações de m úsica de c âmara. É membro fundador trios Flupicello e Flamis Trio.

Participou em diversos estágios de orquestra com os maestros Cesário Costa, Brian Schembri, Osvaldo Ferreira, Omri Hadari, Vicente Soler Solano, António Saiote, Simone Meneses, Xavier
Gagnepain, Rui Massena entre outros.

De 2001 a 2004, fez parte da Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, participou, ainda, Encontro Internacional de Orquestras Juvenis, no âmbito do Porto 2001, sob a direcção do maestro Omri Hadari.

Em Dezembro de 2002, participou no Estágio Inaugural da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira, sendo, desde então, membro integrante desta orquestra.

Ainda em 2002, tocou na Orquestra do Festival Internacional de Música realizado em Aberdeen, Escócia, onde foi Chefe de
Naipe. Faz parte, ainda, do Esart Ensemble.

Do ponto de vista pedagógico, trabalha, desde 1999, em projectos infantis dedicados ao incentivo estudantil pela
prática de conjunto instrumental. Actualmente, é professora de Violoncelo na Academia de Música de Paços de Brandão, na Academia de Música de Ovar, no Grupo Musical de Fiães e na Escola de Música de Romariz.

2007

Partilhe
Share on Facebook
Facebook