Bio+
Rafaela Salgado
Cravo
Cravista natural de Braga, Rafaela Salgado tem colaborado com diferentes grupos e orquestras, entre os quais a Orquestra Barroca Casa da Música, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra de Câmara Portuguesa, sob a direção de maestros como Laurence Cummings, Christian Zacharias, Nils Schweckendiek, entre outros.
A sua actividade concertística levou-a a tocar também em vários festivais europeus de música antiga como o “Resonanzen Festival” na Wiener Konzerthaus, MA Festival Brugge, Bachfest Leipzig e Innsbrucker Festwochen der Alten Musik.
Com ensembles foi premiada em concursos internacionais, como o “International Van Wassenaer Competition” com o segundo e terceiro prémio, do Festival de Música Antiga de Utrecht, em 2024, “Sondern Preis Wiener Konzerthaus” no “Internationaler H.I.F. Biber Competition” em 2023, o Prémio do Público no XXIV. Biagio-Marini Wettbewerbs 2023, o Prémio do Público no Göttingen Händel Competiton em 2024, entre outros.
Em 2018 foi vencedora do 2º Prémio no Prémio Jovens Músicos na categoria de Cravo (nível superior).
Rafaela Salgado começou os estudos de Cravo aos 8 anos em Braga.
Licenciada pelo Departamento de Música Antiga do Real Conservatório de Haia, estudou com Jacques Ogg (cravo) e Patrick Ayrton (baixo contínuo e improvisação).
Em 2020 mudou-se para Basileia para estudar na Schola Cantorum Basiliensis, onde completou o Mestrado em interpretação sob a orientação de Andrea Marcon. Em 2024, concluiu o mestrado em “Generalbass und Ensembleleitung” na classe de Jörg-Andreas Bötticher.
Bio facultada por Rafaela Salgado, publicada na Meloteca a 05 de setembro de 2024
Músicos de Braga
Clique AQUI para saber mais sobre músicos de Braga.