Rafaela Albuquerque

Soprano

Rafaela Albuquerque Faria iniciou os estudos na Academia de Música de Santa Cecília aos 4 anos. Completou o ensino secundário em Canto e, simultaneamente, o 8º grau de Violino.

Em 2011, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde terminou a licenciatura em Canto (2014).

Protagonizou “Dido” em Dido e Eneias, “Donna Anna” em D. Giovanni e “Fiordiligi” em Così fan tutte sob a encenação de Sílvia Mateus (2013-2017). Em colaboração com a Orquestra Gulbenkian, protagonizou “Sofia” em Il Signor Bruschino e “Lauretta” em Gianni Schicchi sob a encenação de Claudio Desderi.

Foi a melhor classificada, na categoria Canto, no concurso Prémio Jovens Músicos 2015 e venceu (primeiro prémio) um concurso em Áustria – Classic Pure Vienna International Competition (2018).

Pertence ao ENOA (Gulbenkian) desde Fevereiro de 2015 e, como tal, tem a oportunidade de participar em várias classes de aperfeiçoamento pelo mundo. Já participou em duas masterclasses com Claudio Desderi e, em Itália, com as sopranos June Anderson e Cecilia Gasdia.

Atualmente continua os estudos com a soprano americana June Anderson e foi, recentemente, selecionada para o Young Artist Program do Teatro dell’Opera di Roma, onde já interpretou Annina na ópera La Traviata, Musetta na ópera La Boheme, Barbarina na ópera Nozze di Figaro e no próximo ano, sempre no Teatro dell’Opera di Roma, interpretará Clorinda (La Cenerentola), Zerlina (Don Giovanni) e Ilaria (Un Romano a Marte).

Na Fabbrica Young Artist Program aprofundou os seus estudos com a professora de canto Renata Lamanda e participou em diversas masterclasses com músicos de renome, como por exemplo, Sesto Quatrini, Alessandro Benigni, Stefano Montanari, Roberto Abbado, Yves Abel, Jordi Bernàcer, Vlad Iftinca, Speranza Scappucci, Sumi Jo, Jessica Pratt, Luca Salsi, Toby Spence.

[ Bio atualizada a 15 de maio de 2019 ]