Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rafael Umbelino

Guitarra clássica

Rafael Umbelino fez estudos de Guitarra Clássica com diversos professores, como: José Horta, John Fletcher, José Farinha, Eddy Goltz, Duarte Lamas e João Durão. Fez também estudos de Análise e Técnicas de Composição (15 valores) e Acústica (16 valores) com o professor, maestro e compositor Nuno Leal e, entre outras disciplinas, com Gisela Perna e Nuno Dario.

Em 2010, terminou o 8º Grau de Guitarra Clássica com a classificação de 17 valores.

Tem participado em classes de alto aperfeiçoamento de Guitarra Clássica, na Golegã, com a orientação técnica de Miguel Carvalhinho, e também frequentou já vários Workshops de Guitarra Elétrica, com os guitarristas Gonçalo Pereira e Paulo Barros.

Frequentou também o seminário sobre a construção da Guitarra Clássica, com o luthier Christian Schwengeler – “O Segredo da Guitarra” -, e várias palestras, com a Drª Cristina Fernandes sobre “A música da Capela Real e Patriarcal (1716-1834): Modelos, Repertórios e Práticas Performativas”, e com a pianista Margarida Prates sobre a vida e obra de António Fragoso.

Destaque para a sua participação na opereta “Die Lustige Witwe” (A Viúva Alegre) de Franz Léhar, na qualidade de coralista, numa produção ESART-IPCB, sob a direção do maestro João Paulo Santos, inserido no 17º Festival Internacional de Música de Castelo Branco – Festival Primavera Musical 2011.

Participou também no 9º Festival Internacional Guitar’Essonne e Salão de Luthiers, em 2011 e no 1º Festival de Guitarra de Castelo Branco, em 2013, com a Orquestra de Guitarras ESARTGUITAR.ORQ; e particularmente, no 1º Concurso de Guitarra Clássica da Golegã, em 2013, a solo, onde obteve o 2º lugar, na categoria de nível superior.

Em 2014, terminou a Licenciatura em Música, variante Guitarra Clássica, na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Em 2017, terminou o Mestrado em Ensino da Música, especialização em Guitarra Clássica e Música de Conjunto, na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo obtido a classificação de 17 valores no Relatório de Estágio.

A guitarra utilizada por Rafael Umbelino é um modelo de construção tradicional espanhol, de 640mm, com tampo em Cedro Vermelho do Canadá, do Luthier Victor Lozano (filho do grande Luthier espanhol Cazimiro Lozano).

Atualmente é professor de Guitarra Clássica em Conservatórios e Escolas de música.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook